Fernanda Zanco Tritto - Cirurgiã-dentista, especializando em odontopediatria
Fernanda Zanco Tritto
02/06/2022 - quinta às 00h00
Saiba que essa é uma situação bem comum nos consultórios. Na odontopediatria o profissional sabe que precisa lidar com medo, insegurança e ansiedade das crianças, assim como dos pais, em relação ao tratamento odontológico.
As crianças tem medo de tudo que é novo e infelizmente elas já podem ter escutado alguma experiência ruim ou história sobre dentista, podem ter medo dos barulhos do consultorio e também já podem ter sido ameaçados sobre a injeção ou motor do dentista (lembrando que dentista não é castigo!!).
Apesar de normal, se essa situação não for bem resolvida, a criança pode carregar o medo até a fase adulta.
O que fazer para perder o medo?
Para evitar esse medo os pais precisam procurar o profissional certo para a ocasião, deem preferência para consultas com especialistas em criança, além de contar com um aprofundamento técnico habilidade e paciência, o odontopediatra também consegue deixar o tratamento mais agradável para a criança.
O local de atendimento também precisa ser compatível para as criancas: decoração alegre, desenhos para colorir e brinquedos deixam o ambiente mais leve.
Uma dica valiosa é familiarizar a criança com a figura do dentista desde cedo, assim que o primeiro dente nasce ou até o primeiro ano de vida. É importante que as primeiras visitas não sejam em situações de emergência e sim consultas de prevenção e acompanhamento. Se a criança for ao dentista apenas em caso de dor ela vai associar o dentista a algo ruim e não vai gostar das idas ao consultório.
Deixe a sua opinião
ver todos