Caio França - Deputado estadual pelo PSB
Caio França
28/09/2021 - terça às 00h00
Enquanto a promessa de campanha do governador João Doria (PSDB) de duplicação do viaduto da curva do “S”, em Praia Grande, não se concretiza, a um ano do término de sua gestão, na última quinta-feira, dia 23, participei de uma vistoria técnica in loco no viaduto. Como deputado estadual e cidadão metropolitano, transito com frequência pelo litoral sul paulista e também já sofri por diversas vezes com os congestionamentos na localidade.
A vistoria com a participação do grupo EcoRodovias veio após a realização de uma videoconferência que ajudei a intermediar entre alguns vereadores da Câmara Municipal de Praia Grande e técnicos de engenharia e operações da empresa, visando a indicação de uma proposta de autoria do vereador Rodrigo Penasso da Silva (Gordinho do Povo- PSDB). A prefeita municipal, Raquel Chini, também esteve presente à vistoria.
A sugestão de modificação deixada pelo vereador propõe um retorno para facilitar o acesso a alguns bairros para quem trafega pela pista sul. A finalidade é que o motorista que está na Via Expressa Sul, antes de subir o viaduto, acesse a Marginal para pegar a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e que seja criado um retorno para que os mesmos possam acessar diretamente os bairros Ribeirópolis, Jardim Trevo, Aclimação, Balneário Esmeralda, de forma a antecipar o acesso aos referidos bairros, como rota alternativa. Cerca de 40 mil moradores seriam beneficiados com a medida.
Na ocasião, também tive a oportunidade de acompanhar os testes de utilização do acostamento, iniciativa da Ecovias em parceria com a Polícia Rodoviária e a Artesp visando o aumento da capacidade de fluidez no viaduto. O fato é que medidas paliativas funcionam por tempo determinado, não solucionam definitivamente o problema, que neste caso só será mesmo resolvido com a realização da obra de duplicação do viaduto.
Os técnicos da EcoRodovias reconheceram a urgência de solução para o problema diante do congestionamento excessivo e se comprometeram em incluir nos estudos atuais a sugestão do retorno para acesso aos bairros para verificação de viabilidade da medida.
Por ora, com a aproximação de uma temporada de verão, que terá o diferencial de uma temporada de retomada econômica e, se Deus quiser, de um período pós-pandemia, fica a pergunta ao governador Doria: e a prometida obra de ampliação do viaduto, quando sairá?
Deixe a sua opinião
ver todos