Sábado, 23 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,04

Santos

19ºC

Promessa de duplicação do viaduto da Curva do S não sai do papel e transtornos viários recebem medidas paliativas

Caio França - Deputado estadual pelo PSB

Caio França

28/09/2021 - terça às 00h00

Enquanto a promessa de campanha do governador João Doria (PSDB) de duplicação do viaduto da curva do “S”, em Praia Grande, não se concretiza, a um ano do término de sua gestão, na última quinta-feira, dia 23, participei de uma vistoria técnica in loco no viaduto. Como deputado estadual e cidadão metropolitano, transito com frequência pelo litoral sul paulista e também já sofri por diversas vezes com os congestionamentos na localidade.
 
A vistoria com a participação do grupo EcoRodovias veio após a realização de uma videoconferência que ajudei a intermediar entre alguns vereadores da Câmara Municipal de Praia Grande e técnicos de engenharia e operações da empresa, visando a indicação de uma proposta de autoria do vereador Rodrigo Penasso da Silva (Gordinho do Povo- PSDB). A prefeita municipal, Raquel Chini, também esteve presente à vistoria.
 
A sugestão de modificação deixada pelo vereador propõe um retorno para facilitar o acesso a alguns bairros para quem trafega pela pista sul. A finalidade é que o motorista que está na Via Expressa Sul, antes de subir o viaduto, acesse a Marginal para pegar a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e que seja criado um retorno para que os mesmos possam acessar diretamente os bairros Ribeirópolis, Jardim Trevo, Aclimação, Balneário Esmeralda, de forma a antecipar o acesso aos referidos bairros, como rota alternativa. Cerca de 40 mil moradores seriam beneficiados com a medida.
 
Na ocasião, também tive a oportunidade de acompanhar os testes de utilização do acostamento, iniciativa da Ecovias em parceria com a Polícia Rodoviária e a Artesp visando o aumento da capacidade de fluidez no viaduto. O fato é que medidas paliativas funcionam por tempo determinado, não solucionam definitivamente o problema, que neste caso só será mesmo resolvido com a realização da obra de duplicação do viaduto.
 
Os técnicos da EcoRodovias reconheceram a urgência de solução para o problema diante do congestionamento excessivo e se comprometeram em incluir nos estudos atuais a sugestão do retorno para acesso aos bairros para verificação de viabilidade da medida.
 
Por ora, com a aproximação de uma temporada de verão, que terá o diferencial de uma temporada de retomada econômica e, se Deus quiser, de um período pós-pandemia, fica a pergunta ao governador Doria: e a prometida obra de ampliação do viaduto, quando sairá?

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

MOBILIDADE

Governo de São Paulo abre consulta pública do projeto para concessão dos serviços de travessias

EVENTO

Café Carioca celebra 85 anos com festa na rua em Santos e lança novo sabor de pastel

EVENTO

Caminhada de alerta contra o câncer infantojuvenil na Baixada Santista ocorre dia 23 em Praia Grande

2
Entre em nosso grupo