Sábado, 23 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,04

Santos

19ºC

Porque vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

Ana Paula Nunes Viveiros Valeiras - Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde de Santos

Ana Paula Viveiros Valeiras

22/01/2022 - sábado às 11h04

Apesar dos registros de mortes em crianças por COVID entre 5 e 11 anos não serem considerados técnicamente e epidemiológicamente altos, a morte de uma criança é de extrema dor e sofrimento. Além disso, as crianças que são diagnosticadas por Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada ao SARS-CoV-2, têm o maior mais risco diante de novas variantes altamente transmissíveis, como por exemplo a Ômicron, que possui maior transmissibilidade, fazendo das crianças, ainda não vacinadas, um grupo com maior risco de infecção. Portanto, se as crianças brasileiras forem vacinadas contra a Covid-19, iremos impedir casos graves e mortes e, consequentemente, novas ondas de transmissões com o surgimento de novas variantes.

A vacina já demonstrou elevada efetividade contra a doença e também na diminuição de hospitalizações, sequelas e mortes, portanto não temos como ignorar que a prevenção vai evitar que nossas crianças corram risco diante de novas variantes altamente transmissíveis.

Em vários países há o surgimento de novas ondas da doença, onde houve transmissão comunitária, portanto, torna-se oportuno e urgente ampliarmos a vacinação o mais rápido possível.

Também já é comprovado que a imunização é indispensável para reduzir a transmissão, principalmente porque estamos enfrentando uma doença com ciclos inesperados e é a alternativa real de controle.

Importante lembrar que ao vacinar as crianças isso também interferirá na proteção indireta da população, já que aumentará a cobertura vacinal e diminuirá a circulação do SARS-CoV-2 e suas variantes. Assim, as pessoas que não podem se vacinar, como por exemplo crianças com faixa etária menor de 5 anos ou as que possuem restrições médicas, ficarão mais protegidas.

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos é segura, os eventos adversos são, em sua maioria, leves. Possui o mesmo rigor e normas de eficácia e segurança das demais faixas etárias, atendendo de forma plena aos critérios exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Até o momento, a única vacina disponível contra a covid-19 para crianças é a Pfizer-BioNTech e o esquema é de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, com intervalo de 8 semanas, entre a primeira e segunda dose.

A pandemia de covid-19 levou a morte de muitas crianças no mundo e também vitimou nossas crianças no Brasil. Essas mortes poderiam ser evitadas se as tívéssemos vacinado. É lamentável ainda encontrarmos a propagação de "fake news" referentes a essa vacinação, com opiniões de pessoas leigas que não imaginam o que as falsas informações podem impactar diretamente na saúde dessas crianças. Convido a fazer uma reflexão: A pandemia é resultado do comportamento do grupo, das ações humanas, a pandemia atual não é um evento isolado e temos responssabilidade sobre isso.
 
 *Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal BS9

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

MOBILIDADE

Governo de São Paulo abre consulta pública do projeto para concessão dos serviços de travessias

EVENTO

Café Carioca celebra 85 anos com festa na rua em Santos e lança novo sabor de pastel

EVENTO

Caminhada de alerta contra o câncer infantojuvenil na Baixada Santista ocorre dia 23 em Praia Grande

2
Entre em nosso grupo