Fernanda Zanco Tritto - Cirurgiã-dentista, especializando em odontopediatria
Fernanda Zanco Tritto
02/05/2022 - segunda às 00h00
Esse termo se refere ao período que vai do primeiro dia de gestação até os 2 anos de idade. É durante essa fase que ocorre a maior evolução do crescimento humano. Fundamental para o desenvolvimento nervoso, imunológico e formação de bons hábitos alimentares.
Considerado o "Intervalo de ouro".
É nesse período que precisamos frisar os hábitos saudáveis no bebê, pois, refletirá diretamente na saúde física, emocional e comportamental do bebê. Quanto melhor desenvolver nessa fase mais respostas positivas ele terá para o resto da vida.
Como os primeiros 1000 dias do bebê são contados desde a gestação é necessário fazer um pré-natal odontológico, pois é comum que a grávida tenha uma circulação de sangue maior pelo corpo, que pode levar a um quadro de gengivite (inflamação da gengiva), caso haja falha na higiene bucal.
Essa inflamação pode gerar a indução de parto prematuro trazendo grandes riscos ao bebê. Por isso a gestante precisa manter um acompanhamento odontológico e garantir que sua saúde bucal esteja em dia, evitando que doenças bucais afetem o bebê.
E qual a importância da odontopediatria nessa fase?
O ideal é que se faça o acompanhamento odontológico com um odontopediatra desde essa fase para garantir que a mãe e o bebê recebam orientações certas de higiene bucal e cuidados gerais com a saúde dos dois, afinal bons hábitos são passados de pais para filhos.
Deixe a sua opinião
ver todos