Sábado, 23 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,04

Santos

21ºC

Nem só de carne vive um churrasqueiro

Carlão Carvalho - Cozinheiro, churrasqueiro e consultor

Carlão Carvalho

12/09/2021 - domingo às 11h25

Olá, amigos. Tudo bem?
 
Hoje o assunto é bem amplo, pois integra uma turma que se sente excluída na maioria dos churrascos. Vamos falar de vegetais grelhados e assados.
 
Antigamente esse assunto era um tabu entre os churrasqueiros, praticamente uma afronta: "Não cheguei até o topo da cadeia pra comer vegetais".
 
Mas hoje em dia, com a profissionalização do churrasco e com a quantidade de informações e receitas na internet, isso já está acabando!
 
Vegetarianos e veganos têm cada vez mais o seu espaço garantido nas grelhas e de fumadores, tanto como prato principal ou acompanhamentos.
 
Muito importante é usar uma grelha específica para os vegetais, para que não tenham contato com resíduos das carnes que serão preparadas no mesmo churrasco.
 
Os mais conhecidos na grelha são as abóboras, quiabo, funcho, cebola, tomates, que normalmente são temperados de maneira bem simples, apenas com azeite, sal e pimenta-do-reino. Cada um respeitando o seu tempo de cocção para se obter os melhores sabores e texturas.
 
Os cogumelos também têm o espaço garantido. Shiitake, portobello, eryngii ficam ótimos na grelha com azeite ou manteiga derretida, sal e pimenta-do-reino ou com queijo gorgonzola. Também podem ir à grelha dentro de envelopes de papel alumínio com manteiga e ervas. Ficam deliciosos!
 
Outra técnica de cocção muito utilizada é a de preparar os vegetais direto na brasa. Basta embrulhar os vegetais mais resistentes em camadas de papel alumínio para que eles fiquem prontos lentamente, sem que queimem muito por fora. Normalmente, são amassados e transformados em purês ou cortados em pedaços menores.
 
Como acompanhamentos ou entradas, os vegetais também fazem sucesso. Sejam cortados em palitos e temperados como uma entrada, acompanhados de pastas e molhos, ou em pratos mais elaborados.

Eu gosto muito de fazer tomates cereja confitados. É uma técnica de cocção em que o alimento é preparado lentamente imerso em azeite, no forno ou no fogo mesmo. Coloco tomates, manjericão, louro, dentes de alho inteiros e laminados, tomilho, alecrim, orégano, tudo bem fresco, e adiciono castanhas, nozes, castanha de caju, castanha do pará, macadâmias, amêndoas, um pouco de sal e pimenta-do-reino e uma pitada de açúcar ou mel.
 
evo ao fogo muito baixo para que aqueça a ponto de subirem bolhas pequenas e não bolhas de fritura. Assim que essa bolhas surgirem, em torno de 20 minutos estará pronto. Costumo desligar o fogo assim que os tomatinhos começam a enrugar.
 
É isso, democracia na grelha. Todo mundo feliz e satisfeito!

E lembre-se. Se for fazer churrasco, me convide! 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

EVENTO

Café Carioca celebra 85 anos com festa na rua em Santos e lança novo sabor de pastel

EVENTO

Caminhada de alerta contra o câncer infantojuvenil na Baixada Santista ocorre dia 23 em Praia Grande

JUSTIÇA

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

2
Entre em nosso grupo