Marcos Anselmo Ferreira Franco - Governador do Rotary D4420 2010-11
Marcos Anselmo Ferreira Franco
17/03/2022 - quinta às 00h00
Lamento muito a decisão de se fazer uma guerra no leste europeu, entre a Rússia e a Ucrânia. Indiretamente, envolve todo o mundo. Ninguém ganha, todos perdem! Milhões de pessoas terão suas vidas roubadas e prejudicadas profundamente. Muitas pessoas morrerão, alguns milhões ficarão sem as suas casas, outros mudarão de país. Podemos saber como e quando se inicia uma guerra, mas é impossível saber quando ela terminará.
Difícil acreditar que em um mundo tão desenvolvido, a força física e arsenais bélicos, ainda são utilizados para impor as vontades dos mais poderosos economicamente. São atitudes rudimentares, utilizadas em outros tempos. Existem inúmeras opções para cercear os relacionamentos econômicos e políticos entre os países, sem envolver o resto do mundo. Infelizmente, pessoas despreparadas são guindadas ao poder de uma nação. São eles que influenciam nas decisões que interferem nas vidas das pessoas de todo o mundo.
Felizmente, existem milhões de pessoas e organizações oferecendo apoio aos mais atingidos, dentre elas, o Rotary Intenational. O Rotary é composto por pessoas que entram em ação, especialmente em momentos difíceis.
O Rotary tem como um de seus objetivos a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações. Desenvolve milhares de projetos humanitários, dentre eles a de apoiar refugiados, através do fornecimento de água, alimentos, medicamentos, abrigos e roupas.
Antes mesmo, do início desse conflito, o Rotary International se manifestou, através de seu Conselho Diretor com uma carta aberta:
“No Rotary, estamos profundamente preocupados com deterioração da situação na Ucrânia e a escalada de perda de vidas e dificuldades humanitárias lá. Uma ação militar contínua contra a Ucrânia não somente irá devastar a região, mas arrisca espalhar consequências trágicas pela Europa e pelo mundo.
Como uma das maiores organizações humanitárias do mundo, nós fizemos da paz a base de nossa missão global. Nos juntamos à comunidade internacional no chamado a um cessar fogo imediato, retirada das forças russas, e a restauração de esforços diplomáticos para resolver este conflito por meio do diálogo.
Na última década, Rotary Clubs na Ucrânia, Rússia e países próximos transcenderam diferenças nacionais e se engajaram ativamente em projetos de promoção da paz para promover a boa vontade e para oferecer assistência às vítimas da guerra e violência. Hoje, nossos pensamentos estão com nossos queridos associados do Rotary e todas as pessoas na Ucrânia que estão lidando com esses eventos trágicos. O Rotary International irá fazer tudo o que estiver ao seu alcance para levar ajuda, apoio e paz à região”.
Estive na Rússia há pouco tempo, não percebi no seu povo, entre os mais jovens, o sentimento de raiva em destruir seus semelhantes. Os jovens querem um mundo melhor, sem destruições. Os jovens querem um futuro pacífico. É necessário escutar mais esses jovens e apoiá-los na construção do seu futuro.
Até 30 de abril próximo, o Rotary, através de seus clubes, em todo o mundo, está buscando doações, que serão destinadas para apoiar as pessoas das regiões atingidas na Ucrânia.
Os rotarianos trabalharão incansavelmente pela PAZ.
Deixe a sua opinião
ver todos