As mudanças no estilo de vida têm grande impacto sobre a qualidade de vida individual e da população. Ter dois ou mais hábitos de estilo de vida saudável está fortemente associado à qualidade de vida. Dentre eles é necessário pensar naqueles que levem ao adequado peso corporal, ao aumento da atividade física diária, à dieta saudável e às mudanças de rotina que interfira no equilíbrio emocional.
Nem sempre priorizamos incorporar hábitos e comportamentos saudáveis na nossa rotina, mas empenhar-se para segui-los causará, sem dúvidas, vários benefícios. Um dos fatores que mais contribuem para a saúde é a atividade física.
A prática de exercícios é extremamente eficiente para evitar doenças, além de promover a saúde e consequentemente, energia para as atividades diárias. Os exercícios devem ser uma atividade de rotina, garantindo todos os benefícios e uma dose extra de disposição.
Estudos da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos e outros, já comprovam que a relação do exercício físico e uma boa imunidade estão relacionadas a uma boa resposta em relação à vacinação contra COVID-19 e gripe. Fazer exercícios, como por exemplo uma caminhada acelerada, logo após receber uma vacina, pode aumentar a produção de anticorpos. Isso ocorre porque além das vacinas ajudarem o sistema imunológico a identificar e combater o vírus no organismo, a atividade física também mobiliza nossas defesas, podendo acelerar a resposta imunológica à vacina.
Outro fator relevante para a qualidade de vida que os estudos mostram é a importância dos alimentos que consumimos para a manutenção da saúde e prevenção às doenças. O corpo precisa de nutrientes, que devem ser fornecidos pela alimentação, garantindo a energia, construindo nossas células e regulando nosso organismo. É importante termos escolhas inteligentes e variar nossa alimentação com diferentes nutrientes.
Portanto, devemos iniciar fazendo algo diferente, que nos motivem a ter uma vida mais saudável, tendo uma alimentação equilibrada, realizando atividades físicas, participando de atividades voluntárias, de convívio social e, procurando ter mais contato com a natureza.
Para se obter qualidade de vida e bem estar é necessário fazermos nossas escolhas e essa decisão está em nossas mãos.