Rick Santos - Jornalista e radialista
Rick Santos
09/04/2022 - sábado às 00h00
Com o advento das Redes Sociais, a universalização chegou não apenas ao entretenimento transformando qualquer pessoa em “celebridade” através de um vídeo que viralizou no Whatsapp, por exemplo.
Esse fenômeno de compartilhamento, infelizmente, ganhou muita força na exploração política vindo de todos os cantos do Brasil e defendendo diferentes vertentes.
A Eleição passada em 2018 já deixou um grande legado do estrago que pseudo-celebridades podem causar no cenário político e,
consequentemente, na escolha e vida das pessoas que decidem no voto seus representantes por quatro longos anos.
Esse fenômeno se justifica pela carência das pessoas em representatividade em assuntos que uma opinião formada e, na maioria das vezes, em uma linguagem direta e enfática, gera nas pessoas empatia como se o personagem do vídeo representasse um super herói que encarnasse todas as esperanças que o cidadão brasileiro busca.
Entretanto, passados alguns anos, os números dessas escolhas “equivocadas” de representatividade, já nos dão provas suficientes de que
os super heróis funcionam bem nas telas de filmes da Marvel, mas que na vida pública, fica apenas no discurso da representatividade.
Em Santos, por exemplo, em um universo de mais de 354.000 eleitores, na escolha para Deputado Estadual, os santistas confiaram a Janaína Paschoal 30.425 votos. Arthur Mamãe Falei recebeu 4183 votos.
Na escolha para Deputado Federal, o 2º mais votado foi Eduardo Bolsonaro que recebeu 22.954. Joice Hasselmann teve 14.201 votos. Kim Kataguiri recebeu dos santistas valiosos 5042 votos. Tiririca 2479 votos.
Muita gente fica chocada ao ver esses números, principalmente com a pergunta que não quer calar: O que eles fizeram por Santos e região nesses quatro anos de mandato?
Esses fenômenos de internet comprovados em números são mais que perfeitos exemplos para ilustrar como o povo santista estava desiludido e confiou suas esperanças em pessoas de vídeos compartilhados que pareciam representar uma nova esperança como super heróis da Marvel que vieram defender os fracos e oprimidos.
Pense bem neste ano em quem confiar suas esperanças!
Deixe a sua opinião
ver todos