Caio França - Deputado estadual pelo PSB
Caio França
28/08/2021 - sábado às 16h09
No último dia 20, participei do ato de início da operação de monitoramento e ordenamento de uso do Parque Estadual da Serra do Mar e Zona de Amortecimento pela Fundação Florestal na Estação de Tratamento de Água da Sabesp Mambú/Branco, no município de Itanhaém, litoral sul paulista. A Fundação Florestal disponibilizou um trailer, dois veículos 4x4 e seis funcionários para exercer a fiscalização e evitar danos ambientais. Resultado de um trabalho conjunto entre os técnicos da Prefeitura Municipal, com a interlocução do meu mandato parlamentar e o governo estadual por meio da Fundação Florestal.
O local vinha sendo degradado em razão da ausência de monitoramento e um controle de acesso de visitantes. Em maio deste ano, eu fui procurado pelas Secretarias Municipais de Planejamento e Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Itanhaém, que demonstraram grande preocupação com atos de vandalismo e depredação na trilha que parte da Bacia Hidrográfica do Rio Branco e segue um percurso de 13 km pela estrada rural com destino à cachoeira Três Quedas.
A prefeitura de Itanhaém inclusive já dispunha de um estudo georreferenciado para a área. Assim, na posição de presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de São Paulo, diante de uma denúncia que colocava em risco o ecossistema local e a biodiversidade, imediatamente estabeleci contato com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e solicitei uma reunião com a Fundação Florestal e os gestores da Prefeitura.
Solicitei um sistema de controle de acesso para visitantes, e o diretor da Fundação Florestal, Rodrigo Levikovicz, prontificou-se a vistoriar a localidade, onde pode conferir in loco a exploração inadequada do Parque Estadual da Serra do Mar/Núcleo Curucutu e sua Zona de Amortecimento.
Foram três meses entre o recebimento do pleito pela prefeitura, o encaminhamento do pedido, a visita à área e a entrega efetiva de um sistema de controle que vai disciplinar o processo de ocupação e visitação e assegurar sustentabilidade no uso dos recursos naturais. Parabenizo a Fundação Florestal por seu comprometimento com este trabalho. É nosso dever garantir esse equilíbrio ambiental no sentido de proteger a diversidade biológica e manter a boa convivência com a população humana.
Deixe a sua opinião
ver todos