Sábado, 23 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,04

Santos

19ºC

Horário de verão x crise hídrica

Fernando Paulino - Advogado

Fernando Paulino

09/09/2021 - quinta às 00h00

Dois anos após o presidente Jair Bolsonaro revogar o horário de verão, que existia no País desde 1931, o Governo Federal, por conta da crise hídrica ( baixos níveis dos reservatórios de hidrelétricas no Brasil), está estudando a possibilidade de colocar em prática alguma medida que faça com que as pessoas consumam energia fora do horário de pico. Ou seja: algo parecido ao horário de verão.
 
Desde o governo de Getúlio Vargas, durante todo o tempo que esteve em vigor, o horário de verão foi utilizado como uma maneira de economizar energia elétrica. Mas essa medida realmente funcionava? 
 
O horário de verão atingia o Distrito Federal e 10 estados, que tinham como obrigação adiantar em uma hora os relógios, na intenção de fazer com que o sol permanecesse até mais tarde, reduzindo assim o consumo de energia elétrica nos chamados horários de pico.
 
Isso fazia com que pudéssemos aproveitar melhor a luz do sol, economizando o consumo de energia com uma redução considerável.
 
Só 10 estados e o Distrito Federal? 
 
Estudos demonstram que o horário de verão é mais eficaz em regiões distantes da linha do Equador, motivo pelo qual só era aplicado nos estados mais ao sul do Brasil.
 
Certamente a medida do presidente Jair Bolsonaro não foi acertada, sendo a crise hídrica prova disso. 
 
Considerando apenas a economia de consumo de energia elétrica demonstrada nas contas de luz, a redução de valor não era muito visível. 
 
Porém, estudos apontam que os benefícios do horário de verão são de suma importância para o meio ambiente, já que reduz o consumo de água dos reservatórios das hidrelétricas, evitando assim uma crise hídrica como a que se inicia em nosso País.
 
Além disso, o horário de verão também seria o responsável por evitar a sobrecarga no sistema elétrico no horário de pico (entre 18h e 21h), reduzindo em mais de 4% a demanda durante esse período.
 
Esperamos que o Governo Federal tenha sucesso na adoção de novas medidas para sanar a questão envolvendo a crise hídrica, o que não aconteceu quando o presidente da República acabou com o horário de verão em 2019.

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

MOBILIDADE

Governo de São Paulo abre consulta pública do projeto para concessão dos serviços de travessias

EVENTO

Café Carioca celebra 85 anos com festa na rua em Santos e lança novo sabor de pastel

EVENTO

Caminhada de alerta contra o câncer infantojuvenil na Baixada Santista ocorre dia 23 em Praia Grande

2
Entre em nosso grupo