Helquemim Maber - Professor e diretor do Villa Mondo Espaço Cultural
Helquemim Maber
08/04/2022 - sexta às 00h00
São tantas comemorações.
Os primeiros 19 dias de abril carregam em si o início do ano astrológico gerando uma série de novas sensações para a coletividade. Sensações essas que podem ser trabalhadas com seus opostos e assim gerar menos animosidades em nosso dia a dia. Sempre fica um gosto de marca de novos tempos, com características mundiais que podem ser um sinal de alerta para nosso viver.
Já começo vem o 1º de Abril. Não sei se perdeu a graça, ou se as pessoas estão ainda usando a criatividade para fazer jus o dia da mentira. Recebi somente uma bem pensada, e pela internet.
Também foi em um dia 1º de Abril que os Índios foram libertados da escravidão. Fato pouco lembrado, a pena é que a escravidão foi tomando outras formas e ainda sobreviveu por muito tempo.
No dia 2 um pouco de seriedade! A consciência do autismo em nossa sociedade atual tem crescido. O respeito e a não marginalização tem ganhado espaço. Sempre será problemático tudo aquilo que ainda é velado. Tem gente que se acha mais especial do que os outros. Mas são realmente especiais aqueles que nos fazem entender o quanto a vida é simples e como somos todos iguais.
7 de abril chega a vez do Dia dos Jornalistas. Conheço um bem de perto e posso me recordar do primeiro premio que ele recebeu. Virou quadro grande lá em casa. Confesso que sempre escrevo com respeito à ele, aquele respeito de admiração, afinal ele vai ler. Mas nem dá pra competir. Um excelente momento de gratidão aos jornalistas, em um mundo de fake news, eles estão sempre de plantão para trazer a notícia verdadeira.
Também no dia 7 se comemora o Dia Mundial da Saúde. Um dia de sonho mundial! Temos lutado e estamos cada dia mais próximos de vencer como mundo a pandemia.
Dia 8 Dia Nacional de Combate ao Câncer. Essa doença calada que afeta tantas pessoas e as coloca em posição de reavaliação de vida, merece atenção e como diz a data, combate. Juntos, podemos elevar os corações dos portadores e evitar muitos hábitos que podem nos gerar o Câncer.
No dia 13 de abril é o Dia do Hino Nacional Brasileiro. Confesso que se eu pudesse garantia na constituição brasileira que nenhum trecho do nosso hino seria usado por nenhuma repartição pública ou partido político como lema. Aquele que antes reunia a nação agora a divide. Isso não é justo. E nem adianta levantar a voz me rotulando de anti isso ou aquilo. Se o próximo vier e usar novamente um trecho do hino, será com certeza a sua vez de achar errado o uso de um lema.
Neste ano dia 17 é a Páscoa. Dia de fé de uma multidão de crentes na trajetória, vida e ressurreição de Jesus. A Páscoa o faz vencedor da morte e iluminador de todas as escuridões humanas. Jesus deixa sua marca na história, e sobretudo um legado. Quando olhamos para a historia d’Ele, podemos ser repetidores dos seus gestos de amor para com todos. “Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.
Dia 19 de abril é aniversário da minha mãe, e do Rei Roberto Carlos. Para a nação brasileira é também dia de reverencia obrigatória ao povo indigena, os donos da terra da qual somos herdeiros e que merecem uma veneração cultural imensa e porque não dizer, proteção!
Dia 21 recordamos Tiradentes, chamado de pai da nação brasileira, sem entrar em méritos, digno de um feriado um dia antes do dia do Reconhecimento do Brasil, também chamado no meu período de escola de Descobrimento do Brasil. Dia 22 tem essa força.
A mãe Gaia, nossa terra, é mundialmente lembrada no dia 23 de Abril. Terra terra, sofrida terra que nos suporta. Felizmente a juventude tem tido um olhar de muito mais respeito e delicadeza para com ela. Que a Terra se regenere e tenha vida longa.
Vou juntar duas datas em ordem 23 e 28. Na primeira o Dia Mundial do Livro. Quantos você já leu este ano? Quantos tem parado na sua estante e que poderiam estar nas mãos de quem vai fazer o livro cumprir sua razão de existir? Na segunda tempos o Dia da Educação. Esse nos faz pensar muito. Bata um papo com um jovem do período escolar e não deixe de compartilhar com ele seus conhecimentos.
Pelo que entendi este ano tem carnaval em abril, mas dai já é muita confusão na minha mente. E também fico na incerteza de se este país já começou o ano, ou ainda esta esperando este desfile. Nos vemos em Maio.
Deixe a sua opinião
ver todos