Isabel Martinez
08/04/2025 - terça às 18h06
A médica Isabel Martinez cita as principais causas e aponta alternativas para quem enfrenta a madarose
Você já reparou que suas sobrancelhas estão ficando mais finas ou apresentando falhas? De acordo com a médica Isabel Martinez, embora muitas vezes essa mudança passe despercebida ou seja atribuída apenas ao envelhecimento, a perda de pelos nas sobrancelhas pode ser um sinal importante de que algo está errado com sua saúde.
"Essa condição, chamada madarose, afeta não apenas a estética, mas também a saúde física e emocional, sendo crucial identificar suas causas e buscar tratamento adequado', explica a especialista.
A madarose, que pode se manifestar como perda parcial ou total de sobrancelhas, tem diversas causas. Isabel Martinez citou algumas delas:
* Problemas hormonais: Disfunções da tireoide, menopausa ou desequilíbrios hormonais em geral podem afetar o crescimento dos pelos.
* Condições autoimunes: Doenças como, líquen plano pilar, alopecia areata podem provocar falhas em áreas específicas, incluindo sobrancelhas.
* Carências nutricionais: A falta de nutrientes essenciais, como ferro e zinco afeta os folículos capilares.
* Envelhecimento fisiológico: Naturalmente, o ciclo de vida dos pelos das sobrancelhas se torna mais curto com o passar dos anos.
* Doenças dermatológicas: Infecções, dermatites ou psoríase podem afetar a pele ao redor das sobrancelhas, causando sua queda.
* Trauma ou excesso de remoção: arrancar frequentemente os pelos pode danificar os folículos e levar a uma perda permanente.
Isabel enfatiza a importância de procurar um médico para identificar a causa subjacente da diminuição das sobrancelhas. "A madarose pode ser o primeiro sinal de um problema sistêmico mais grave, como doenças autoimunes ou deficiências nutricionais, que precisam ser diagnosticados e tratados precocemente", pontua.
Deixe a sua opinião
ver todos