Audrey Kleys - Vereadora em Santos e vice-presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs)
Audrey Kleys
25/09/2021 - sábado às 10h47
O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi marcado por muitas comemorações nesta semana. Momento de lembrar que ainda há muita luta pela frente, mas também de celebrar os grandes avanços dos últimos tempos. É preciso que cada um de nós abrace esta causa e some forças para aliviar a carga que pesa tanto sobre as pessoas com deficiência quanto por seus familiares.
Tive a felicidade de ver uma proposta de minha autoria se tornar Lei em Santos. Os laudos que atestam Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista agora são permanentes, evitando que estas famílias precisem uma vez por ano e para evitar a perda de direitos, dedicar tempo e recursos para comprovar algo que é uma condição, ou seja, que não vai mudar com o tempo, com o qual a pessoa nasceu e irá até o fim da vida.
Tenho apoiado e incentivado, com verbas parlamentares e também ao lado do amigo Cisco Araña, o trabalho maravilhoso que a Escola Radical de Surf Adaptado na integração e desenvolvimento de pessoas com vários tipos de deficiência. Um trabalho que é referência mundial e que merece que todos os santistas conheçam e apoiem.
Outra iniciativa que merece destaque é o projeto “Cuidar de Quem Cuida”, que dá foco às mães de crianças e jovens com deficiência. Mães que muitas vezes lutam sozinhas para dar bem-estar aos filhos porque o pai, quando descobriu a deficiência do filho, abandonou a família. Mães que esquecem de si mesmas para se dedicar, em tempo integral, aos filhos. Essas mães merecem atenção e também momentos em que resgatam sua personalidade, auto-estima, sua individualidade, para que lembrem que são mulheres e que precisam de um tempo para si mesmas.
Vale ressaltar o trabalho da Coordenadoria de Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Santos, que trabalha, dia após dia, para valorizar e garantir os direitos desta parcela tão carente de atenção da nossa população. Como parlamentar sigo atenta às necessidades e lutarei junto por uma sociedade mais justa.
Deixe a sua opinião
ver todos