Quinta, 03 de Abril de 2025

DólarR$ 5,75

EuroR$ 6,37

Santos

28ºC

Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil reforça a importância da conscientização

Fernando Campos

19/02/2025 - quarta às 14h35

No dia 15 de fevereiro, o mundo se une em torno do Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, criado em 2002 pela Childhood Cancer International (CCI) para ampliar a conscientização sobre o câncer que afeta crianças e adolescentes. Mais do que uma data simbólica, essa campanha global tem um papel fundamental no apoio aos jovens diagnosticados, suas famílias e sobreviventes.

 

Fernando Campos, autor, escritor e criador de conteúdo digital, foi diagnosticado ainda na década de 90 com retinoblastoma aos dois anos de idade, perdendo completamente a visão durante o tratamento. Sem complicações ao longo da vida, hoje ele se tornou uma referência na luta contra preconceitos e na defesa da inclusão de pessoas com deficiência. Seu trabalho evidencia a importância de uma sociedade sem segregação — seja na educação, no amor, na cultura ou no lazer.

 

"Minha família foi meu pilar para que eu pudesse ter uma vida o mais próximo do 'comum' possível. Sempre estudei em classes com alunos sem deficiência, o que me fez entender que eu não era diferente dos outros ali. Claro que tive obstáculos, mas aprendi muito com a educação que recebi, assim como meus amigos e familiares. Foi essencial, tanto para mim, quanto para as outras crianças entenderem a importância da diversidade", comenta Fernando Campos.

 

O câncer infantil é um desafio crescente e representa a principal causa de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Todos os anos, cerca de 8.460 novos casos são diagnosticados no país, mas a taxa de cura pode chegar a 80% quando há diagnóstico precoce e tratamento em centros especializados.

 

A data serve como alerta para os sinais da doença, que muitas vezes são confundidos com problemas comuns da infância. Palidez, hematomas inexplicáveis, caroços indolores e perda de peso sem explicação são sintomas que não devem ser ignorados.

 

"Todo o amor e suporte que recebi ao longo dos anos também refletem o compromisso dos meus pais em ajudar outras crianças. Quando voltamos do meu tratamento nos Estados Unidos, em 1995, minha família fundou a Casa Durval Paiva, em Natal (RN), onde nasci, para crianças com câncer e doenças hematológicas crônicas, que é referência no apoio e atendimento a essas pessoas", complementa Fernando.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça a necessidade de priorizar o câncer infantil nas políticas de saúde pública, com a meta de dobrar as taxas de sobrevivência até 2030. O Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil é, portanto, uma oportunidade essencial para disseminar informações, incentivar o diagnóstico precoce e garantir que mais crianças tenham acesso ao tratamento adequado.

 

Fernando Campos, autor e escritor que enfrentou um câncer ocular na infância, destaca que é possível levar uma vida plena apesar das dificuldades

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

NA HISTÓRIA

Há 115 anos nascia Chico Xavier, expoente do espiritismo

JUSTIÇA

STF retoma julgamento sobre revista vexatória nos presídios

ECONOMIA

Confiança do empresariado recua, mas setor de bares e restaurantes segue resiliente

2
Entre em nosso grupo