Ana Patrícia Arantes - Jornalista, atua com Comunicação e Sustentabilidade
Ana Patrícia Arantes
04/08/2021 - quarta às 15h39
Ao analisar as políticas socioambientais na região observamos estratégias de sustentabilidade focadas em terminologias que pautam o desenvolvimento sustentável com conexões realmente focadas no desenvolvimentismo e não na sustentabilidade.
Propostas direcionadas ao envolvimento sustentável, ou seja , ideias que agregam e contemplem um caminho na direção da equidade social e ambiental ainda estão nos grupos mais “fechados” que buscam, com similaridade, o grande desafio - mobilizar a população.
Mesmo vivenciando situações “insustentáveis” a população no geral ainda não enxergou a necessidade de uma profunda mudança na forma de fazer a gestão pública das nossas cidades.
Muitos movimentos estão ganhando visibilidade na baixada santista e encontram a cada dia mais adeptos a uma política que realmente contemple o todo e a tod@s.
Porém, como engajar as massas nestas agendas populares? Como atuar na percepção destas pessoas pela mobilização para a sustentabilidade?
Não temos a receita, o que temos atualmente são redes. Redes com conexões comuns mas com profissionais e atuações diferentes. O que possivelmente nos fortaleça em uma mobilização pela sustentabilidade.
Se alguns ainda se sentem desmotivados ou imaginam que não conseguem mudar pois tem a sensação de paralisia. Renovem-se e saibam que existem muitos que estão engajados em propostas que criam a partir de agora possibilidades de um futuro melhor para nossa região.
E estes engajadores, mobilizadores e realizadores não são líderes políticos regionais e sim pessoas comuns que buscam conexões com uma nova maneira de agir e experimentar e junt@s estão encontrando novos e sustentáveis caminhos.
Um baixada santista que constrói propostas pautadas pela cooperação e não pela competição.
Saiba mais:
https://www.facebook.com/forumsocialbaixadasantista
Deixe a sua opinião
ver todos