Carlão Carvalho - Cozinheiro, churrasqueiro e consultor
Carlão Carvalho
12/07/2021 - segunda às 11h10
Olá amigos, tudo bem?
Bom, hoje vamos falar sobre um assunto recorrente nas perguntas que recebo nas minhas redes sociais: como fazer um churrasco mais em conta sem perder a qualidade?
De um ano pra cá, devido à pandemia, o aumento de preços das carnes deixou o nosso churrasco um pouco mais salgado. Mas existem algumas dicas pra que ele seja muito bom mesmo, sem gastar tanto!
A carne suína é uma excelente opção. Muita gente tem um certo preconceito, pois antigamente esses animais eram criados de qualquer forma, soltos em sítios, comendo restos de alimentos humanos, animais mortos e tudo que encontravam pelo chão. Consequentemente, tornavam-se hospedeiros e vetores de várias doenças. De muito tempo pra cá, isso só acontece em lugares isolados e dificilmente essa carne chega às prateleiras dos açougues.
Hoje em dia, esses animais recebem todo um trabalho de melhoria genética, alimentação adequada, vacinas e são criados em lugares constantemente limpos e próprios para o seu desenvolvimento.
A carne suína é extremamente saudável, suculenta e saborosa. O melhor: custa praticamente a metade do preço da carne bovina. Lógico que existem raças e cortes mais caros de suínos, mas em grandes redes você encontra ótimos produtos com preços acessíveis!
Cortes suínos que ficam incríveis na grelha: panceta, lombo, copa lombo e filé mignon. Isso sem falar nos inúmeros tipos de linguiças à disposição!
Falando nisso, linguiças também são coringas pra um churrasco mais em conta. Suínas, bovinas, de frango, frescas ou defumadas, elas sempre fazem sucesso quando são servidas fatiadas, com pães e molhos.
O frango é outra ótima opção, seja com a carne ou com os famosos coraçõezinhos. Sobrecoxa com osso ou desossada, asinhas, tulipas, peito... É uma carne, assim como a suína, que aceita muito bem temperos. Marinada de um dia para o outro, pega mais sabor.
Quanto à carne bovina, cortes como alcatra com maminha costumam ser mais em conta quando vendidos juntos. E tem fraldinha e cupim fatiado, que virou uma nova opção para a grelha, pois antigamente era preparado por horas embrulhado em papel alumínio ou plástico especial para assar.
Cortes como o famoso ancho são vendidos com nomes tradicionais aqui no Brasil e somente pelo nome costumam ser mais baratos. Você encontra esse corte em peças à vácuo em grandes redes com o nome de "ponta de contra filé" ou "noix". E todos são o mesmo corte! A famosa bananinha, muito conhecida na região do Paraná, também faz sucesso pela suculência e sabor intenso, por ter muita gordura, por ser deliciosa e mais em conta.
Abuse dos vegetais: abóbora paulista, cenouras, quiabo, funcho, cebolas, tomates...
Pão de alho é mais um coringa. Hoje existem centenas de receitas em páginas da internet que ensinam com facilidade como fazer o seu próprio pão de alho.
Farofa e vinagrete são praticamente obrigatórios e toda família tem sua receita secreta, certo?
Então, é isso. Olhos sempre atentos nos mercados, porque sempre aparecem promoções muito boas de peças inteiras de carne. Aí é só cortar em porções menores, embalar individualmente, congelar e retirar apenas o que for preparar. Vale muito a pena!
E quando for usar essas dicas, me convide! rsrs
Deixe a sua opinião
ver todos