Audrey Kleys - Vereadora em Santos e vice-presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs)
Audrey Kleys
25/10/2021 - segunda às 16h43
Não é novidade que os efeitos da pandemia do coronavírus são de longa duração e afetam não apenas quem sofreu com a doença e ainda se recupera das sequelas, mas também familiares e amigos. O trauma vai além!!! Exames e cirurgias eletivos - aqueles que não são de urgência - foram paralisados, no auge da Covid em todo o país. Muita gente também não se sentiu segura para sair de casa e exames de fundamental importância foram deixados de lado.
É o caso da mamografia. Há uma demanda reprimida em Santos: 294 mulheres que tiveram detectada alguma alteração em seus exames aguardam na lista de espera do Instituto da Mulher. Precisam passar pelo mastologista para a análise dos exames e, caso seja confirmado o câncer, comece o tratamento imediatamente. Vale lembrar que quanto mais cedo o problema é identificado, melhores são as chances de cura.
A Secretaria de Saúde está buscando parceria com a Beneficência Portuguesa para a garantia de mais mastologistas e há boas perspectivas, incluindo ainda as biópsias, que estão levando 40 dias atualmente, conforme informado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde na Audiência Pública, que realizamos na última sexta-feira na Câmara de Santos.
Em relação à Carreta da Mamografia, que Santos não receberá do Estado neste ano, a secretaria municipal de saúde esclarece que conseguirá absorver todos os pedidos realizados nas unidades básicas de saúde! São 2500 vagas disponíveis para este exame, em até 30 dias após a consulta na policlínica! A secretaria vai avaliar ainda à possibilidade de oferecer transporte às mulheres, em situação de maior vulnerabilidade, para a realização da Mamografia! Ressaltamos também a dificuldade para a compra de próteses mamárias, por meio de processos licitatórios, e a parceria com a iniciativa privada é de extrema importância para contemplar as pacientes! Destaque para o ‘Instituto da Mulher’ que não parou o atendimento um minuto nesta pandemia!!!! Durante a audiência pública, os técnicos do município firmaram o compromisso de realizar mais campanhas no sentido de chamar as mulheres para as unidades de saúde!
De acordo a Diretoria Regional de Saúde, que enviou informações por e-mail, o Programa Mulheres de Peito da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do exame de mamografia, assim como a facilitar o acesso ao mesmo, através da dispensa do pedido médico, facilidade de agendamento e garantia do tratamento logo após a confirmação do diagnóstico. No mês de setembro/2021 foram ofertados 218 exames, agendados 94 e o aproveitamento foi de apenas 43,11%. Esses números refletem na razão de mamografia de rastreamento na região que em 2020 foi de 0,34, abaixo do preconizado pelo INCA, de 0,5.
Se há desafios, há também muitas conquistas. Em 2019, ao lado do Instituto Neo Mama e Prefeitura de Santos, conquistamos um avanço importante com a inclusão das mulheres que, após terminar a quimio ou a radioterapia, perdiam o direito à gratuidade nos ônibus municipais, justamente no momento em que começavam a se recuperar com a fisioterapia.
Vale destacar também o trabalho incansável do Instituto Neo Mama, herdeiro de todo o trabalho exemplar da querida Gilze Francisco, uma referência de força e coragem para tantas mulheres, agora com José Luiz e Mariana à frente. São parceiros valiosos da saúde das mulheres!
A luta e o acompanhamento não terminam nunca e por isso as ações do Outubro Rosa são sempre muito importantes. A boa informação precisa ser sempre compartilhada e ampliada para o maior número de pessoas possível. Quanto mais visibilidade, mais mulheres são salvas.
Deixe a sua opinião
ver todos