Jamir Lopes - Gestor e Produtor Cultural
Jamir Lopes
13/09/2021 - segunda às 11h22
Dos próximos dias 23 a 26 de setembro a emoção e a beleza da boa música estarão presentes num dos principais eventos da agenda cultural da nossa região, a aguardada nona edição do Santos Jazz Festival, o primeiro e maior festival de música deste gênero da Baixada Santista.
O evento será totalmente online e gratuito. É... O Santos Jazz como todos os outros grandes festivais culturais do Brasil planeja voltar ao presencial somente em 2022. O país ainda não dispõe de condições sanitárias ideais e seguras para a realização de grandes eventos, principalmente com público em pé e sem controle do distanciamento entre as pessoas. É bom lembrar que nas últimas edições presenciais o Santos Jazz Festival atraiu em média mais de 20 mil pessoas por ano, entre as atividades e shows no Arcos do Valongo no Centro Histórico e no SESC Santos. Hoje em nosso país cerca de 30% da população total está com a imunização completa, com duas doses de vacina ou com uma única dose, no caso da Janssen. Sendo que o ideal segundo os estudos da ciência, dos médicos e das autoridades sanitárias em geral, é que a volta do público presencial somente deva acontecer a partir de 70% de toda a população já imunizada.
Desde a primeira edição o Santos Jazz Festival em 2012 tem mostrado que prioriza o respeito à pluralidade, as conexões contemporâneas criativas do jazz, além das homenagens aos grandes ícones da música, do jazz e suas vertentes. Nesta nona edição do festival dois importantes ícones da música mundial serão homenageados: os 90 anos de João Gilberto e o centenário de Astor Piazzolla.
Considerado um dos grandes guitarristas do Brasil, Lupa Santiago Trio abrirá a programação do festival celebrando os 100 anos do espetacular Astor Piazzolla - um dos músicos mais consagrados da Argentina e da América Latina, sobretudo um grande renovador da música do seu país com suas estilizações do tango.
Em seguida João Gilberto será homenageado por Jaques & Paula Morelenbaum no show Chega de Saudade. Ele, violoncelista, arranjador, maestro, produtor musical e compositor brasileiro do mais alto nível, que durante muitos anos trabalhou com Tom Jobim, assim como a sua mulher e cantora Paula Morelenbaum. Emprestarão seus talentos a quem tornou a música brasileira, através da bossa nova e de seu violão ímpar, admirada e gravada pelos maiores músicos do mundo.
Dentro das atrações locais o festival trará a participação de Patrícia Diegues & Banda, composta por músicos da região da Baixada Santista, com o show especial em tributo a Amy Winehouse e Adele. Além do show com o grupo Garagem Erudita & Preta Jô, dentro da parceria com o movimento hip hop de Santos, que contará também com a participação do DJ Mamuth + Performances de Danças “Cabeça Proe” (grafite e danças urbanas) com a Cia. “Cria Criou Artes”.
Já o talentoso violinista francês radicado há 20 anos no Brasil, Nicolas Krassik, fará o show do seu novo trabalho que interpreta um dos maiores ídolos da nossa MPB, com quem já tocou por muitos anos - o baiano Gilberto Gil.
Um dos maiores destaques do jazz mundial da atualidade, o pianista pernambucano Amaro Freitas, será das atrações mais aguardadas desta edição online do Santos Jazz Festival. Nada mais justo, já que Amaro Freitas, que recentemente completou apenas 30 anos, é considerado por muitos críticos como um gênio da música instrumental contemporânea. Amaro já participou de diversos festivais de jazz pelo mundo e já gravou trabalhos especiais com músicos populares brasileiros, tais como Milton Nascimento, Criolo, Xênia França, entre outros. O show Amaro Freitas Trio foi especialmente formatado para o evento, os músicos Jean Elton no baixo acústico e Hugo Medeiros na bateria completarão a excelente apresentação musical. Imperdível!
Seguindo com as apresentações com grandes nomes da música instrumental, o Santos Jazz Festival trará a renomada baterista Vera Figueiredo e seu Trio e fechando a programação o show do baixista brasileiro radicado nos EUA, Marcelo Maccagnan Quarteto composto por músicos americanos.
Apesar de todos os desafios que o campo da cultura enfrenta neste momento, a nona edição do Santos Jazz Festival manterá uma de suas marcas, a realização de excelentes oficinas musicais, mesmo no formato digital, como a aula com o músico Nicolas Krassik (violino), Vera Figueiredo (Bateria) e Dani Ribas “Remuneração no Streaming – Gestão de Carreiras na Música”. Alguns eventos paralelos ao festival serão mantidos como a Exposição de pôsteres digitais inéditos de jazz dos alunos do curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com a coordenação da Profa. Márcia Okida, no site do festival.
O 9º Santos Jazz Festival 2021 conta com a chancela da Lei de Incentivo à Cultura através da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo, com patrocínio da empresa Santos Port Authority. Tem o apoio cultural do SESC Santos, Associação dos Artistas e da Prefeitura Municipal de Santos. Todos os shows e oficinas da programação serão transmitidos pelas redes sociais oficiais no youtube e no facebook do Santos Jazz Festival e do SESC.
Deixe a sua opinião
ver todos