Sábado, 23 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,04

Santos

19ºC

Belas homenagens marcarão o 9° Santos Jazz Festival

Jamir Lopes - Gestor e Produtor Cultural

Jamir Lopes

13/09/2021 - segunda às 11h22

Dos próximos dias 23 a 26 de setembro a emoção e a beleza da boa música estarão presentes num dos principais eventos da agenda cultural da nossa região, a aguardada nona edição do Santos Jazz Festival, o primeiro e maior festival de música deste gênero da Baixada Santista.

O evento será totalmente online e gratuito. É... O Santos Jazz como todos os outros grandes festivais culturais do Brasil planeja voltar ao presencial somente em 2022. O país ainda não dispõe de condições sanitárias ideais e seguras para a realização de grandes eventos, principalmente com público em pé e sem controle do distanciamento entre as pessoas. É bom lembrar que nas últimas edições presenciais o Santos Jazz Festival atraiu em média mais de 20 mil pessoas por ano, entre as atividades e shows no Arcos do Valongo no Centro Histórico e no SESC Santos. Hoje em nosso país cerca de 30% da população total está com a imunização completa, com duas doses de vacina ou com uma única dose, no caso da Janssen. Sendo que o ideal segundo os estudos da ciência, dos médicos e das autoridades sanitárias em geral, é que a volta do público presencial somente deva acontecer a partir de 70% de toda a população já imunizada.

Desde a primeira edição o Santos Jazz Festival em 2012 tem mostrado que prioriza o respeito à pluralidade, as conexões contemporâneas criativas do jazz, além das homenagens aos grandes ícones da música, do jazz e suas vertentes. Nesta nona edição do festival dois importantes ícones da música mundial serão homenageados: os 90 anos de João Gilberto e o centenário de Astor Piazzolla.

Considerado um dos grandes guitarristas do Brasil, Lupa Santiago Trio abrirá a programação do festival celebrando os 100 anos do espetacular Astor Piazzolla - um dos músicos mais consagrados da Argentina e da América Latina, sobretudo um grande renovador da música do seu país com suas estilizações do tango.

Em seguida João Gilberto será homenageado por Jaques & Paula Morelenbaum no show Chega de Saudade. Ele, violoncelista, arranjador, maestro, produtor musical e compositor brasileiro do mais alto nível, que durante muitos anos trabalhou com Tom Jobim, assim como a sua mulher e cantora Paula Morelenbaum. Emprestarão seus talentos a quem tornou a música brasileira, através da bossa nova e de seu violão ímpar, admirada e gravada pelos maiores músicos do mundo.

Dentro das atrações locais o festival trará a participação de Patrícia Diegues & Banda, composta por músicos da região da Baixada Santista, com o show especial em tributo a Amy Winehouse e Adele. Além do show com o grupo Garagem Erudita & Preta Jô, dentro da parceria com o movimento hip hop de Santos, que contará também com a participação do DJ Mamuth + Performances de Danças “Cabeça Proe” (grafite e danças urbanas) com a Cia. “Cria Criou Artes”.

Já o talentoso violinista francês radicado há 20 anos no Brasil, Nicolas Krassik, fará o show do seu novo trabalho que interpreta um dos maiores ídolos da nossa MPB, com quem já tocou por muitos anos - o baiano Gilberto Gil.

Um dos maiores destaques do jazz mundial da atualidade, o pianista pernambucano Amaro Freitas, será das atrações mais aguardadas desta edição online do Santos Jazz Festival. Nada mais justo, já que Amaro Freitas, que recentemente completou apenas 30 anos, é considerado por muitos críticos como um gênio da música instrumental contemporânea. Amaro já participou de diversos festivais de jazz pelo mundo e já gravou trabalhos especiais com músicos populares brasileiros, tais como Milton Nascimento, Criolo, Xênia França, entre outros. O show Amaro Freitas Trio foi especialmente formatado para o evento, os músicos Jean Elton no baixo acústico e Hugo Medeiros na bateria completarão a excelente apresentação musical. Imperdível!

Seguindo com as apresentações com grandes nomes da música instrumental, o Santos Jazz Festival trará a renomada baterista Vera Figueiredo e seu Trio e fechando a programação o show do baixista brasileiro radicado nos EUA, Marcelo Maccagnan Quarteto composto por músicos americanos.

Apesar de todos os desafios que o campo da cultura enfrenta neste momento, a nona edição do Santos Jazz Festival manterá uma de suas marcas, a realização de excelentes oficinas musicais, mesmo no formato digital, como a aula com o músico Nicolas Krassik (violino), Vera Figueiredo (Bateria) e Dani Ribas “Remuneração no Streaming – Gestão de Carreiras na Música”. Alguns eventos paralelos ao festival serão mantidos como a Exposição de pôsteres digitais inéditos de jazz dos alunos do curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com a coordenação da Profa. Márcia Okida, no site do festival.

O 9º Santos Jazz Festival 2021 conta com a chancela da Lei de Incentivo à Cultura através da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo, com patrocínio da empresa Santos Port Authority. Tem o apoio cultural do SESC Santos, Associação dos Artistas e da Prefeitura Municipal de Santos. Todos os shows e oficinas da programação serão transmitidos pelas redes sociais oficiais no youtube e no facebook do Santos Jazz Festival e do SESC. 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

MOBILIDADE

Governo de São Paulo abre consulta pública do projeto para concessão dos serviços de travessias

EVENTO

Café Carioca celebra 85 anos com festa na rua em Santos e lança novo sabor de pastel

EVENTO

Caminhada de alerta contra o câncer infantojuvenil na Baixada Santista ocorre dia 23 em Praia Grande

2
Entre em nosso grupo