Fernando Chagas - Cientista político
Fernando Chagas
11/09/2021 - sábado às 11h27
O Estado de Direito tem sido ameaçado constantemente pelo atual Governo Federal, que não aceita os limites constitucionais de atuação, mas as instituições têm funcionado relativamente bem, garantindo a existência da democracia, República e Federacao no País.
Nesse contexto, o Presidente Jair Bolsonaro ensaiou no dia da comemoração da independência do Brasil novo ataque aos Poderes da República, especialmente ao Supremo Tribunal Federal, convocando seus seguidores a protestarem nas ruas contra as decisões de dois Ministros da Alta Corte.
Apesar do número relevante de apoiadores do Presidente nas vias públicas de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, as situações políticas e institucional do País não sofreram alterações até aqui, mesmo porque a maioria da população está preocupada com a inflação e o desemprego, que afetam a todos.
De qualquer maneira, Bolsonaro deverá acentuar as ofensas às instituições nacionais, para manter ativos e unidos os extremistas até a eleição presidencial na esperança de alcançar o segundo turno e travar uma luta ideológica, provavelmente contra Lula.
Enquanto isso, as crises sanitária, econômica e social continuarão afligindo a nossa Nação. Assim caminha a humanidade na Terra de Santa Cruz.
Deixe a sua opinião
ver todos