Carlos Alberto Telles - Engenheiro especializado em segurança do trabalho
Carlos Alberto Telles
26/07/2021 - segunda às 12h20
A internet colocou em xeque a teoria do maior símbolo do “Marketing” os 4 Pês, teoria composta de 4 elementos: - Produto, - Preço, - Promoção e Ponto, esses elementos continuam presentes, mas um novo conceito deverá surgiu o 5 P, que assumirá o novo elemento a “Percepção” do cliente do outro lado da tela e deverá surgir novos Pês com a internet planetária e interplanetária no futuro, Jeff Bezos já lidera projeto turístico espacial.
Hoje a Percepção do cliente é o principal deles, o produto não pode mais ser o principal diferencial, devido a velocidade de avanços da tecnologia que nivela a qualidade por cima e o serviço passa a fazer a diferença em um mundo onde a realidade é cada vez mais virtual, nos planos das grandes potências mundiais.
A internet já causou verdadeira revolução na maneira de relacionamento entre empresas e clientes com reflexo no marketing e as novas tecnologias que vem surgindo dia a dia potencializam esses reflexos, o maior exemplo é a conexão do celular e da televisão e o rádio com a internet o quanto esse alcance é abrangente.
O produto na era da internet além da alma tem que ter percepção para tocar o cliente na tela e criar identidade. Os serviços ganham importância fundamental e faz toda a diferença no momento de o cliente decidir por uma ou outra empresa.
Não resta dúvida que a grande tarefa do marketing na era da internet e novas tecnologias continuará sendo o responsável pelas vitórias e o culpado pelo fracasso. Sempre sua responsabilidade será apontar soluções e caminhos para guiar as atividades das empresas modernas.
O futuro reserva grandes tarefas e desafios complexos aos profissionais de marketing além de canalizarem todas as atividades empresarias deverão também transformá-las em forças geradores de encantamentos e fidelização.
A personalização das ações de marketing é a grande tendência, o cliente na era da internet não quer somente produtos únicos, quer também personalizado que o faça se sentir especial, o marketing comoditizado deixa de existir e o customizado no mundo cada vez mais virtual deve ser elaborado de nova forma de atuar junto ao cliente e dar a “percepção” o quinto elemento no novo conceito de marketing.
A internet afetou de forma profunda a essência do trabalho em todas as áreas e já causou verdadeira revolução, trouxe velocidade de comunicação e acesso irrestrito a informação na troca de e-mails, compras e as relações virtuais empresarias e todo conceito de empresa moderna deverá passar pelo marketing que precisa dar um salto qualitativo para gerenciar e direcionar todas as ações de todos os departamentos da empresa que devem estar focados na necessidade e percepção dos clientes.
As empresas que quiserem se modernizar deverão realizar mudanças mais profundas na maneira de gerir os negócios com foco dentro das diversas áreas da empresa.
O novo mundo de negócios cria a necessidade de mudanças a cada dia e o capital intelectual tem mais valor que qualquer outro. Não há dúvidas que administrar na nova era a empresa precisa ser local, pequena e grande, centralizada e descentralizada tudo ao mesmo momento.
As transformações estão ocorrendo e o mundo é um universo transitório, nada mais vai durar como era antes e as empresas não podem fugir dessa nova realidade, acabou a era da tranquilidade, os negócios serão cada vez mais competitivos. Antes as empresas competiam com as similares, hoje empresas diferentes representam a concorrência, os intermediários que eram importantes, não são mais, acabou, hoje o acesso é direto, o que é importante hoje é a logística, não existem mais fronteiras para os negócios, hoje o que era local ficou global.
As transformações e o ambiente empresarial vão se intensificar ainda mais nos próximos anos e devem acentuar a transitoriedade o que não é um fenômeno recente. Na nova era não se pode prever o que vai acontecer amanhã e fica difícil decidir o caminho em um mundo de constantes mudanças, quem souber como deter informações estratégicas e confiáveis permitirá tomar decisão e aplica-las de forma correta e se destacará no novo ambiente empresarial.
Mudança departamental deve ocorrer no dia a dia das empresas. O vendedor não apresenta mais produto, não define prazos e descontos, a internet abreviou essas etapas. O vendedor hoje deve se concentrar em aprimorar o relacionamento com seus clientes, avaliar melhor as necessidades do cliente e da empresa e criar novas oportunidades, sua importância não dever ser diminuída por causa da empresa bussiness-to-business que não vão substituir totalmente o contato pessoal, mas os vendedores definitivamente terão que reaprender a trabalhar.
As empresas deverão se direcionar rumo ao um novo conceito e precisarão reestruturar a força de vendas que hoje está baseada no trabalho de representantes comerciais autônomos. O vendedor tem que conhecer a fundo a empresa que trabalha, sua filosofia e os produtos. As empresas modernas deverão encarrar o profissional de vendas como parte integrante da empresa, para que possa estar sintonizado e entrosado com uma equipe que não vão concluir a venda, mas vão fazer com que o que foi vendido seja entregue.
O pessoal do financeiro que estavam acostumados a trabalhar com coisas palpáveis, vão ter que aprender a lidar com valores conceituais. As empresas só chegarão aos novos tempos pelo total conhecimento de todos do que produz e pelo relacionamento que conseguirá desenvolver com seus clientes.
A nova função do profissional do financeiro será diferente, não será mais de como calcular para gerar lucro, deverão desenvolver formas de avaliar as ideias que podem ser mais produtivas para gerar lucro. Só irão para o futuro as empresas que manterem funcionários com grandes talentos, esse será o novo desafio do R.H.
Os profissionais do R.H, terão que apreender administrar, comunicação, salário, perspectivas de crescimento, estratégias de negócios da empresa de forma verticalizada para todos, não mais para uns poucos funcionários, que se tornam infelizes e pouco produtivos.
Dentro da empresa moderna, não deverá existir espaço para hierarquias inúteis e chefias controladoras, o funcionário tem que ter potencial correto e deve ser multifuncional, gostar do trabalho e ser responsável, o RH deverá resgatar o ser humano de cada funcionário e os funcionários devem se auto gerenciar, isso é que irá propiciar ganhos significativos de qualidade e produtividade e a mais importante realização pessoal.
Esse processo será irreversível, e as empresa que resistirem em dar essa liberdade de ação do funcionário decidir como realizar o seu trabalho, chegarão atrasadas ao futuro. A função do RH não deve mais ser entendida como recrutar, selecionar, treinar e avaliar resultados, serão os próprios funcionários que decidirão em que área querem ser treinados e deverão decidir quem deve ser contratado para trabalhar com ele e quem da equipe deve sair, só assim cada um da equipe vai adquirir mais e mais responsabilidade, não mais sobre o seu trabalho, mas de todos.
Cada equipe deverá ter seu líder, mas ele não deve decidir nada apenas responder por ela quando necessário e a equipe deve mudar periodicamente o líder. Esse novo sistema muda também a remuneração, que não será mais por cargos, mas por competência e eficiência, só assim as empresas modernas poderão definir as competências essenciais e a própria equipe se auto avalia quem passa a ganhar mais.
Os funcionários dentro desse novo sistema terão que ter algumas caraterísticas, a principal será de trabalhar em equipe, preparado para desenvolver multi- habilidades, só assim a empresa terá profissionais de resultado.
Hoje existe o fenômeno das novas tecnologias em veloz crescimento, por isso a necessidade da troca de informações também terá que ser veloz, exata e segura, essa é a chave do sucesso. Só irá para o futuro as empresas que estiverem integradas consigo mesma, atualizadas para processos e acabarem com a gestão de departamentos que já mostrou mais falhas do que acertos e diferentes gerenciamentos de produtividade. No processo de integração, todos ficam sabendo automaticamente, trazendo embutidos processos de trabalho padronizado com a melhor pratica de cada função a nível mundial.
Essa integração não deverá mais ser restrita, deverá ser estendida a toda organização. Para se implantar é necessárias mudanças radicais nas formas de educar as pessoas, levando em conta modelos e valores mentais e o RH o papel e a responsabilidade da estruturação dos objetivos e a estrutura organizacional. Essa será a principal função do futuro do RH, preparar as pessoas a trabalhar dentro de processos integrados, feito esse trabalho de base a empresa estará preparada para tirar o máximo de produtividade e os funcionários inteiramente integrados a trabalhar orientados para processos. Esse deverá ser o primeiro passo depois interagir com o cliente.
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