Quinta, 21 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,81

EuroR$ 6,11

Santos

23ºC

As favelas do Brasil

José Virgílio Leal de Figueiredo - Presidente do Instituto Arte no Dique

José Virgílio Leal de Figueiredo

10/11/2021 - quarta às 16h40

Na quinta-feira, 4 de novembro, órgãos de imprensa publicarem diversas reportagens sobre o Dia da Favela. Tal data existe não para glorificar a pobreza, mas para servir de alerta e reflexão de que ainda vivemos em um país extremamente desigual. Com poucas pessoas detendo a maior parte da renda, enquanto uma maioria avassaladora mal sabe o dia de amanhã. Em tempos pandêmicos, então, as incertezas só aumentaram. É conseguir o almoço sem saber se haverá janta. Famílias perderam entes queridos, não somente para a covid, mas para a depressão, a falta de perspectivas, a insegurança. 
 
O fim do Bolsa Família e a tentativa do atual governo federal de tentar criar um novo tipo de renda só serve para prejudicar ainda mais milhões e milhões de pessoas que têm passado fome, sem emprego, sem o mínimo de dignidade por parte de quem deveria cuidar de seu povo. Pode-se ou não concordar com políticas públicas como o Bolsa Família, entretanto, num país tal qual o Brasil, é sadismo interromper o projeto, numa nítida tentativa de gerar o caos, o desespero e, com o tal do novo auxílio, garantir votos na eleição de 2022. Ou seja, o povo não importa para quem está no poder. O que importa é a manutenção deste poder. 
 
Com a chegada do novo ano, é preciso que o debate e a reflexão sejam intensificados. Que pensemos bastante e questionemos os candidatos e façamos escolhas capazes de diminuir o sofrimento da população e pensamos, também, nas futuras gerações. Qual país queremos deixar para os mais jovens? Um país de oportunidades, com um estado capaz de oferecer saúde, educação e segurança de maneira competente, que preserve e trabalhe sua cultura, ou um país que não tem memória, que aumenta as diferenças sociais e deixa seu povo à mercê do caudilho da vez e seu humor do dia?
 
Todas as pessoas têm direito à moradia digna, e nós do Arte no Dique, mesmo com as limitações que temos, buscamos ajudar de alguma maneira no sentido de um Brasil mais justo, de oportunidades, de cidadania, que enxergue, entenda e valorize suas diferenças culturais, regionais, maneiras de pensar.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal BS9
 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

IMPOSTOS

Pequenos negócios com débitos serão excluídos do Simples Nacional pela Receita Federal

COMPORTAMENTO

Peças que não podem faltar na sua mala de viagem

MOBILIDADE

Linha 17-Ouro recebe sistema de alimentação elétrica que vai movimentar os trens

2
Entre em nosso grupo