Rosana Valle - Jornalista, escritora e deputada federal
Rosana Valle
16/02/2022 - quarta às 00h00
Entramos no ano legislativo de 2022 com a esperança de conseguirmos superar as enormes dificuldades que passamos em 2020 e 2021, anos extremamente difíceis por conta da pandemia, do desemprego, que o coronavírus ainda fez aumentar, do aumento da pobreza no País e tantos outros problemas que estão aí para serem enfrentados.
Estas dificuldades também provocaram uma crise política e ainda anteciparam o calendário eleitoral. Começamos 2022 já cansados de tanta polarização, discursos de ódio, manipulações e outras mazelas que, certamente, prejudicaram o País na busca de soluções para suas crises.
Apelo para que a classe política atue com responsabilidade neste ano, tendo em vista os enormes desafios que temos pela frente. No plano nacional, temos que ajudar ainda mais os 13 milhões de desempregados; os que estão em situação de vulnerabilidade e buscar meios para atrair e garantir investimentos que gerem empregos e desenvolvimento.
Há, também, o desafio de levar infraestrutura básica a todos os cantos do Brasil, onde ainda faltam saneamento, água potável de qualidade, transporte, saúde e educação. Milhões de jovens brasileiros praticamente perderam mais de um ano de estudo por conta da pandemia e correm o risco de não conseguirem se capacitar para buscar um lugar ao sol, no já disputadíssimo mercado de trabalho.
Para nossa região temos boas perspectivas, com a entrada em operação, este ano, do Aeroporto Metropolitano, em Guarujá, fruto das gestões que fiz na Infraero e dos recursos conquistados junto à bancada dos deputados federais paulistas.
A ligação seca Santos-Guarujá tomará grande impulso com a inclusão das obras do túnel no edital de privatização da gestão do Porto de Santos. Um sonho de 100 anos que nunca esteve tão perto de se realizar.
A Ponte dos Barreiros, em São Vicente, estará toda recuperada, com os recursos federais de R$ 58 milhões. O Conjunto Tancredo Neves III, com 1.120 moradias, será entregue, assim como o Cantagalo, em Guarujá, e mais 140 unidades, em Praia Grande, cujas obras foram retomadas em vários conjuntos.
A comunidade pesqueira verá o início da revitalização do Terminal Público Pesqueiro de Santos, o TPPS. "Em Guarujá também será realizada a revitalização da Avenida D Pedro. Terei a satisfação de ver a urbanização da Vila dos Pescadores, em Cubatão, onde consegui a liberação do Iphan para a realização das obras.
Os bananicultores do Vale do Ribeira verão avançar as pesquisas da Embrapa para acabar com a Fusariose 4, um fungo que ameaça a bananicultura, carro-chefe da economia do Vale. Os hospitais da Baixada e Vale do Ribeira vão empregar em melhorias os recursos que destinei e continuarei liberando via emendas.
No ano que está começando lutarei com todas as forças pela duplicação do Viaduto da Curva do S em Praia Grande; pela duplicação da Rio-Santos; pela extensão do VLT para a área Continental de São Vicente; pela recuperação do trecho da Serra da Rodovia SP-079, que atrairá mais de 2 milhões de visitantes da rica região de Sorocaba para o Vale do Ribeira.
Vou lutar para que as novas áreas a serem incorporadas ao Porto de Santos abriguem indústrias de transformação que gerem empregos para os moradores de Santos e Região. No mundo inteiro vi portos que funcionam assim. Esta oportunidade de incentivar a relação Porto-Indústria surge agora com a duplicação das áreas do porto.
Vou estar atenta à privatização da gestão do Porto, de modo a garantir os interesses regionais e incentivar a criação de mais postos de trabalho.
Nas nossas cidades é preciso encontrar meios de atuarmos melhor em relação ao atendimento à crescente população de rua, um desafio até para as cidades com mais recursos, como Santos, que também tem problemas antigos com seu IML, com os impactos urbanos das obras do VLT, além da urgente necessidade de revitalização de bairros como o Centro e o Paquetá, por exemplo. Por tudo isso, 2022 é um ano de grandes responsabilidades.
Deixe a sua opinião
ver todos