Sábado, 07 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,19

Santos

20ºC

A volta do público aos teatros e estádios do Brasil

Jamir Lopes - Gestor e produtor cultural

Jamir Lopes

05/10/2021 - terça às 16h20

Com o avanço da vacinação em todo o país, após 18 meses de uma grave pandemia que levou a vida de cerca de 600 mil brasileiros e muitas polêmicas desnecessárias geradas pela irresponsabilidade do governo federal, finalmente o público voltará a ocupar as plateias dos teatros e estádios de futebol em todo o Brasil.

Com o avanço da vacinação em todo o país, após 18 meses de uma grave pandemia que levou a vida de cerca de 600 mil brasileiros e muitas polêmicas desnecessárias geradas pela irresponsabilidade do governo federal, finalmente o público voltará a ocupar as plateias dos teatros e estádios de futebol em todo o Brasil. Os jogos da atual 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro que começou neste primeiro final de semana de outubro, já previu a presença de torcida nos estádios em vários estados, decisão tomada nesta semana por 19 dos 20 clubes que disputam a competição, em conselho técnico realizado no último dia 28. Em São Paulo, a volta do público nos jogos só está liberada pelo governo do estado a partir de 4 de outubro. Inicialmente poderão ser ocupadas no máximo 30% da capacidade das arenas, com o cumprimento de normas sanitárias e o uso obrigatório de máscara. Missão impossível será controlar a torcida brasileira de futebol, fazendo que ela respeite o distanciamento dentro dos estádios e que permaneça com o uso de máscaras depois da entrada. Já a partir de 16 de outubro, será autorizada a presença de até 50% do público total. A entrada nos estádios em todas estas fases está condicionada a vacinação contra a covid-19 com duas doses (Coronavac, Astrazeneca e Pfizer) ou dose única (Janssen). Pessoas vacinadas com apenas uma dose devem apresentar teste negativo para a doença com validade de 48h para os tipos PCR ou 24h para os testes de antígeno. Esta lei que regula a retomada de público nos estádios é sensata e necessária no ponto de vista da saúde pública, porém difícil será fiscalizar e fazer que ela seja cumprida de fato. O governador de São Paulo, João Doria, informou pelas redes sociais que a partir de novembro será liberada a presença do público em 100% da capacidade dos estádios.

Já as principais casas de espetáculos, teatros e equipamentos culturais também retornam ou ampliam aos poucos as suas programações semanais, avançando na retomada de público. Além de colaborar para o reaquecimento da produção artística e econômica do país deste nosso fundamental setor cultural. No estado todos os municípios devem cumprir as diferentes etapas do Plano São Paulo, que começou o retorno de público com 40%, avançou para 60% e, agora, pode chegar a 100% de ocupação. Embora o uso de máscara seja obrigatório e o distanciamento social tenha de ser cumprido - a recomendação é a de que haja 1 metro de distância entre as mesas ou grupo de pessoas, o que acaba inviabilizando, na maioria dos casos, o retorno do público total nos espaços.

A Sala São Paulo, por exemplo, que tem capacidade de público de 1.498 pessoas, foi o primeiro equipamento cultural a reabrir em abril deste ano com 370 lugares, ou 25% de sua capacidade. Depois, ampliou para 480 e, agora, para 638 lugares - cerca de 42% da sua lotação, para poder garantir o cumprimento da regra de distanciamento. O Tom Brasil, com capacidade para receber até 1.800 pessoas, passa a trabalhar com 75% de sua capacidade. Segundo a assessoria de imprensa, a casa faz a aferição de temperatura do público na entrada, disponibiliza álcool em gel por todo espaço e cumpre o distanciamento entre as mesas. No Espaço das Américas, é possível comprar mesa para 4 pessoas ou camarote para 6. Até o mês de novembro, sua programação tem shows de Thiaguinho, Ney Matogrosso, Alceu Valença, Chitãozinho & Xororó e do grupo Sorriso Maroto. Já o Blue Note São Paulo na Avenida Paulista, reabriu nesta sexta-feira, 1º de outubro, no Dia Internacional da Música, com um show do bandolinista carioca Hamilton de Holanda. Depois, virão atrações como Toquinho, João Donato, Geraldo Azevedo e Paula Lima. A venda de mesas será para 2, 4 ou 6 lugares para grupos do mesmo convívio social. Dos 336 lugares antes disponíveis, 229 serão disponibilizados agora, cerca de 60% deles. Todos os teatros e casas de espetáculos da capital deverão atender ao Decreto Municipal nº 60.488, de 27 de agosto de 2021, que torna obrigatório para o acesso ao local do evento à apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19, com no mínimo a primeira dose, além do uso obrigatório de máscaras e distanciamento de lugares nas plateias.

Já a aguardada retomada da programação dos shows musicais, espetáculos teatrais e de dança nas diversas unidades do SESC, considerado por muitos como a principal instituição promotora de cultura e convívio social do estado de São Paulo, deverá ocorrer a partir do próximo dia 15 de outubro, paulatinamente, em cada cidade do estado. Porém, segundo o site do próprio SESCSP (atualizado em 30\09), também será necessário apresentar o comprovante de vacinação contra COVID-19 (pelo menos a primeira dose) para ingressar nas unidades do SESC em todo o estado. Devendo mostrar o comprovante de vacinação físico ou digital, recebido no ato da vacinação ou o comprovante de vacinação impresso ou digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConecteSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP.

Apesar de todos os protocolos necessários a volta de público aos estádios e aos teatros prometem muitas emoções para todos os artistas, atletas, técnicos e, principalmente, para o público em geral. Simboliza que a nossa vida esta voltando ao normal depois de tão triste isolamento social. Nada é tão intenso e mágico como a emoção do reencontro entre os artistas com seu público. Vivemos num período de muitas dificuldades políticas, econômicas e uma grave falta de empatia social. Mas como sou um eterno realista esperançoso, acredito que saberemos resgatar grande parte da nossa alegria perdida, mantendo a sanidade, a verdade e a esperança que dias melhores virão para todos os brasileiros. A cultura, o esporte e a empatia social irão nos curar!

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

SAÚDE

Os piores gatilhos da rinite alérgica e como preveni-los

LEITURA

Opinião | Como a leitura e a escrita me ajudaram a passar pelo puerpério

COMPORTAMENTO

Saiba o que é o Transtorno Afetivo Sazonal e por que incidência no inverno é maior

2
Entre em nosso grupo