Terça, 03 de Dezembro de 2024

DólarR$ 6,07

EuroR$ 6,38

Santos

24ºC

A invasão dos nomes estrangeiros no churrasco brasileiro

Carlão Carvalho - Cozinheiro, churrasqueiro e consultor

Carlão Carvalho

12/11/2021 - sexta às 16h24

Olá amigos, tudo bem?
 
Bom, algumas das perguntas que mais recebo de pessoas interessadas em saber mais sobre churrasco envolvem os nomes dos cortes encontrados hoje em dia em açougues, grandes redes e principalmente em boutiques de carnes.
 
De uns cinco anos para cá, esses cortes dominaram o mercado de "churrasco de alto padrão". Com a melhoria genética dos animais de corte, a qualidade das carnes ficou muito superior tanto em sabor, quanto em maciez e suculência.
 
Acompanhando essa tendência, quem vende essas carnes aprendeu que usando nomes "importados" o valor agregado pode aumentar de acordo com a qualidade das carnes.
 
Um exemplo de carne que tem variações no nome é o contrafilé.
 
Na parte dianteira do corte, aqui no Brasil, ele é conhecido como filé de costela, mas também é chamado de: ponta do contrafilé, nóix, bife ancho, entrecote e, dependendo da região ou país, existem outras nomenclaturas. 
 
Esse mesmo corte do contrafilé, que é composto por dois músculos (longissimus dorsi ou ojo e spinalis dorsi ou ceja), vendido com o pedaço de osso da costela bem curto, no tamanho do STEAK, se chama RIBEYE BONE IN. O mesmo corte com o osso um pouco maior, até uns 20 cm, se chama Prime Rib. E o mesmo corte com o osso acima de 30 cm se chama TOMAHAWK.
Essa diferença de nomes gerada apenas pelo tamanho do osso que vem com a carne se reflete no apelo visual do corte e, principalmente, no preço, chegando a mais do que triplicar o preço da mesma carne apenas com a diferença do tamanho do osso. Sim, 3X mais caro por seu peso em osso.
Isso explica um pouco do porquê os nomes de cortes "importados" invadiram o mercado nacional.
 
O osso ia para o lixo e hoje, em alguns cortes, ele vale ouro!
 
O ShortRib, por exemplo, é outro corte que dominou os churrascos e muita gente nem imagina que é um corte do acém com o osso.
 
E o acém ganhou vida nova (e preços novos) com outros nomes de determinadas partes que ele apresenta. Também é vendido (bem mais caro) como Chuck Eye Roll. Já o miolo do acém ganhou ares de realeza com o nome Denver Steak.
 
O sete da paleta hoje é vendido sem o osso (que tem formato de 7) como Shoulder. E dele é retirado o Flat Iron, corte de sabor pungente, extremamente macio e saboroso, que levou o preço do corte às alturas!
 
E é isso. Uma explicação simples, que mostra como esses cortes são tão presentes em todos os lugares, mesmo com carnes que nós já consumíamos e que receberam uns toques a mais dos açougueiros e viraram um sucesso.
 
E já sabe, né? Se for fazer churrasco, me chame!

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal BS9
 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

CULTURA

Compositor de Aquarela, Toquinho compartilha memórias em documentário

SAÚDE

Verão chegando: como fica a suplementação da vitamina D?

ECONOMIA

Custos elevados e dívidas comprometem lucros de bares e restaurantes em outubro

2
Entre em nosso grupo