Quinta, 03 de Abril de 2025

DólarR$ 5,71

EuroR$ 6,31

Santos

28ºC

A importância da estratégia de inovação com objetivo definido para o marketing

Yuri Solano Sirobaba

10/02/2025 - segunda às 11h55

Diante das mudanças e incertezas do mercado, para se manterem vivas, as empresas necessitam buscar soluções e melhorias para se adaptarem a cenários desafiadores. Tais soluções e melhorias, quando acompanhadas de resultados positivos e mensuráveis, são chamadas de inovações.

 

A inovação não precisa ser necessariamente algo novo apresentado para o mercado, mas pode ser algo novo introduzido internamente na empresa, um método ou processo, mesmo já adotados por outras empresas. Esta definição apresenta o conceito de inovação local ou organizacional, que é bastante explorada na metodologia do Programa ALI (Agente Local de Inovação), aplicado pelo Sebrae-SP.

 

Essa inovação organizacional ou local introduzida como elemento de transformação nos padrões internos da empresa, a partir de ferramentas, é de extrema importância tanto para a sobrevivência dessas empresas quanto para o desenvolvimento socioeconômico do país. 

 

O programa ALI é uma iniciativa decorrente da parceria entre o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e o Ministério da Economia que, através do Sebrae, tem como principal objetivo a promoção de práticas de incentivo à inovação, voltado exclusivamente para as micro e pequenas empresas, através de orientação empresarial individual e coletiva. 

 

De acordo com o Sebrae, com o Programa ALI, a empresa pode validar projetos de inovação com potenciais clientes, escalar o negócio e dessa forma, reduzir os riscos inerentes à inovação.  

 

A inovação pode ser desenvolvida em várias áreas da empresa, mas vamos nos ater ao marketing. A empresa orientada para o mercado e que quer ser competitiva precisa apresentar a seu público-alvo ofertas atrativas. A proposta de valor é a ideia percebida pelo cliente para a solução do seu problema, devendo estar clara e definida, caso contrário a empresa corre o risco de não vender o seu produto ou serviço em decorrência do cliente não perceber a sua relevância.  

 

O Programa ALI, por exemplo, é baseado no acompanhamento de um profissional de nível superior capacitado e especializado em inovação que, com o uso de metodologia própria do programa, orienta e capacita os empresários e seus colaboradores a criar, desenvolver, medir, avaliar e validar ações e projetos inovadores para resolver os problemas diagnosticados nas empresas.  

 

Por ser uma parceria com o Governo Federal, o programa não envolve custos para as empresas, sendo totalmente subsidiado pelo Sebrae. A missão do programa ALI visa desmitificar diversos temas da inovação e demonstrar às MPEs que elas são capazes de inovar tanto quanto as grandes empresas.  

 

Os Agentes Locais de Inovação (ALIs) visitam as empresas, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos, processos e na identificação de novos nichos de mercado para os seus produtos e serviços.  

 

A maioria das inovações ocorridas nas empresas são locais, pequenas ou incrementais, sendo essas pequenas mudanças, realizadas pelas empresas diariamente, que as auxiliam a obterem uma performance melhor a cada dia.

 

No que se refere ao marketing, as ações não se limitam apenas à venda, mas a todo o processo e ações que convergem a ela, e que acabam direta ou indiretamente incentivando o consumo. Logo, o marketing tem como função gerar desejo, demostrar ao público-alvo a sua necessidade de consumo, ensiná-lo a usar tal produto ou serviço, gerar relacionamento, identificação entre o público, a marca e o seu posicionamento dela, principalmente, o reconhecimento de valor.  

 

O público-alvo precisa, portanto, perceber, entender e reconhecer que precisa do produto ou do serviço para satisfazer algumas das suas necessidades. Esta percepção quando reconhecida é denominada valor.  

 

O valor percebido pelo cliente é composto por vários elementos, como a imagem que o comprador tem do desempenho do produto, a qualidade, a garantia, o atendimento e atributos mais subjetivos, como a reputação do fornecedor. As empresas devem entregar o valor prometido por sua proposta de valor e o cliente deve perceber esse valor.  

 

Portanto, proposta de valor é a importância da empresa reconhecida pelos clientes que supera seus custos e questões técnicas. Como exemplo de valor pode-se citar uma fotografia, ela não tem um custo muito elevado para a sua produção considerando apenas seus custos, papel e tinta, porém, para uma mãe o significado da foto da formatura de seu filho ou para um casal de noivos a importância da foto do seu casamento. Quando há o reconhecimento da importância e do significado do produto ou serviço, há percepção de valor.  

 

Já como exemplos de proposta de valor pode-se citar que o fotógrafo do exemplo anterior não vende fotos e sim registro dos sonhos e momentos marcantes deles, do que vale o sonho ou momento se a pessoa não pode registrá-lo para guardar para a eternidade? Essa deve ser a percepção que o cliente deve ter para comprar uma foto. Diante do exposto, pode-se concluir que a proposta de valor está diretamente ligada à transformação oferecida pela empresa.  

 

Recomenda-se, portanto, para melhores resultados, a elaboração de um plano de ação para um planejamento de marketing inovador, atual, focado no cliente e nas suas dores e menos no serviço e técnicas utilizadas.  

 

Além da divulgação com planejamento, é preciso possuir formas de avaliar os resultados, com foco no aumento de faturamento. Ao trabalhar com estratégia para se comunicar de forma eficiente com a persona e objetivo definido de transmitir valor para ela, as empresas tendem a apresentar resultados melhores.  

 

Acompanhando empresas, observo que com a estratégia de marketing alinhada e voltada para o cliente, a partir da definição do público-alvo, da persona e de suas necessidades, a empresa demonstra com clareza a sua proposta de valor e se posiciona com diferencial no mercado. Reforço a necessidade de produzir conteúdo relevante para o público em suas redes sociais, focando nos benefícios e resultados.  

 

Yuri Solano Sirobaba, analista de negócios sênior do Sebrae-SP, graduado em administração de empresas e pós-graduado em marketing digital e neuromarketing  

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

NA HISTÓRIA

Há 115 anos nascia Chico Xavier, expoente do espiritismo

JUSTIÇA

STF retoma julgamento sobre revista vexatória nos presídios

ECONOMIA

Confiança do empresariado recua, mas setor de bares e restaurantes segue resiliente

2
Entre em nosso grupo