Quarta, 16 de Abril de 2025

DólarR$ 5,88

EuroR$ 6,67

Santos

24ºC

O MAR NÃO ESTÁ PARA PEIXE

Tubarão é fisgado por avaliação negativa em Mongaguá

Prefeito interino não atingiu objetivos desejados pela população nos 100 primeiros dias de mandato

Da Redação

15/04/2025 - terça às 09h00

O mar não está para peixe em Mongaguá, cidade que avalia como “Regular” a gestão do prefeito interino Luiz Berbiz, o Tubarão (UNIÃO) com 32,8% das consultas. Os moradores-eleitores também citaram que o trabalho do prefeito é “Ruim” para 21,7% e “Péssima” para 21,9% dos pesquisados.

 

Para 4,8% da população mongaguano, Tubarão faz uma “Ótima” administração. Outros 14,2% avaliaram como “Boa” a forma de governar do vereador-prefeito.

 

A mais recente pesquisa Badra, realizada em Mongaguá no dia 11 de abril, ouviu a opinião de 1.060 moradores-eleitores da cidade. Além dos dados citados acima, 4,6% não souberam avaliar o governo municipal.

 

Conforme explica Maurício Juvenal, analista de dados da Badra Comunicação, a percepção da população é, de modo geral, negativa. “O prefeito interino não conseguiu, em cem dias de administração, provar que Mongaguá evoluiu em comparação com a gestão passada. Outro detalhe é que há um clima de expectativa com relação a quem realmente vai ser o administrador eleito pela maioria democrática, um desejo dos cidadãos”.

 

Outro dado apurado durante a pesquisa é a insatisfação da população de Mongaguá referente à forma de governar de Tubarão. Nesse quesito, o gestor tem uma imagem negativa por 59,6% dos entrevistados, que disseram “Reprovar a forma de governar do prefeito Tubarão”. 

 

Os que aprovam somam 31,2% dos consultados e 9,1% não souberam responder.


 

LEMBRANÇA DO VOTO

A pesquisa Badra também identificou quem o eleitorado de Mongaguá votou nas Eleições de 2024. De forma espontânea, 47,5% dos consultados disseram ter votado em Paulinho. Já Rodrigo Casa Branca foi apontado por 14,2% dos pesquisados e Rafael Redó é lembrado por 12,7% dos moradores-eleitores. Nessa questão, 24,2% disseram não ter votado em ninguém, nulo ou em branco e apenas 1,5% diz não lembrar em quem votou.

 

Vale destacar dois detalhes: Paulinho foi eleito em outubro de 2024 com 42,47% dos votos válidos e essa pergunta presente na pesquisa Badra mostra que o eleitorado de Mongaguá está atento ao processo eleitoral.


 

LEGISLATIVO
Quando o assunto é o trabalho dos vereadores nestes 100 primeiros dias de uma nova gestão, a população indica o vereador Renatinho da Saúde como o melhor vereador, com 13,3% das opiniões registradas na pesquisa Badra. Na sequência aparece o vereador Baiano do Agenor, com 10,1% e em terceira posição Paula Jacó, com 8%.

 

Os moradores-eleitores também indicam uma insatisfação com os legisladores, afinal, 29,6% dos consultados dizem que “nenhum deles” pode ser considerado como melhor vereador. Não souberam dizer totaliza 5,7% e apenas 1,6% dos pesquisados disseram que “todos eles” podem ser considerados como “melhor vereador”.


 

A PESQUISA BADRA
O levantamento realizado pela Badra ouviu 1.060 moradores-eleitores de Mongaguá na sexta-feira, dia 11 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A amostra, em termos de perfil,  segue a proporção de eleitores presentes no universo (total de eleitores do município) para as variáveis gênero, faixa etária, renda e escolaridade, com a aplicação de fator de ponderação para as duas últimas variáveis, quando necessário. A técnica de pesquisa é a não probabilística por cotas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

GANHANDO FORÇA

Em Peruíbe, prefeito Felipe Bernardo é aprovado por 51,4% moradores-eleitores

TUDO COM DANTES

Reprovação de Tiago Cervantes, em Itanhaém, é de 64,2%

BOM COMEÇO

Em Cubatão, Cesar Nascimento tem governo aprovado por 7 em cada 10 moradores

2
Entre em nosso grupo