Quinta, 24 de Abril de 2025

DólarR$ 5,68

EuroR$ 6,46

Santos

22ºC

RESPOSTA ESPONTÂNEA

Suplente em Santos, vereadora Claudia Alonso critica pesquisa Badra por não ser lembrada pelo povo

Na disputa por uma vaga na Câmara Municipal ela recebeu, em outubro de 2024, 1.838 votos, o equivalente a 0,519% do total de eleitores aptos a votar e não se elegeu, ficando na suplência

da Redação

24/04/2025 - quinta às 13h07

A vereadora de Santos Claudia Alonso, do Podemos, usou parte do seu tempo regimental, na sessão legislativa da última terça-feira, dia 22, para criticar o resultado da pesquisa Badra de opinião que avaliou junto à população, entre outros, o desempenho dos parlamentares locais nos 100 primeiros dias do mandato 2025-2028.

 

No trabalho de campo, 1.060 moradores-eleitores foram entrevistados, em quantitativo proporcional ao contingente existente em cada uma das zonas eleitorais do Município. Aos entrevistados foi perguntado: “Os vereadores que tomaram posse em janeiro completaram seus 100 primeiros dias de mandato. Na sua opinião, qual deles tem tido melhor desempenho à frente de seu mandato na Câmara de Santos?”. 

 

A resposta, como exige a boa técnica, foi espontânea, ou seja, coube ao respondente indicar, sem qualquer tipo de estímulo, o parlamentar de sua preferência. Este tipo de sondagem serve para medir a lembrança das pessoas que participam do levantamento e a importância que elas dão aos questionamentos. 

 

Para o jornalista Maurício Juvenal, analista de dados do Instituto Badra, o que soa estranho não é propriamente a insatisfação da vereadora, o que é compreensível, mas “a utilização de um espaço público, pago com dinheiro do contribuinte, para criticar uma ação de uma empresa privada e que não é concessionária ou permissionária de qualquer serviço público”, argumenta.

 

Na avaliação do especialista, Claudia Alonso não só se equivocou tecnicamente na fala, mas incluiu elementos que não foram destacados na nota enviada pelo Instituto em resposta ao conteúdo formulado por sua assessoria. “A vereadora insinua, maldosamente, que a resposta da Badra teria utilizado a expressão ‘invisibilidade social’. Isso não ocorreu em tempo algum. Pior: busca atribuir um viés de preconceito em relação à mulher. Atualmente, 80% do quadro de colaboradores da Badra é formado por mulheres, que se sentiram ofendidas pela distorção providencial promovida pela vereadora”.

 

DESCRÉDITO NO LEGISLATIVO
Na pesquisa espontânea, uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta. 


Para Juvenal, a preocupação de Claudia Alonso, mesmo sendo suplente, deveria ser outra. “O Poder Legislativo é não só o mais democrático dos poderes, mas também o mais importante, entre outros porque o que se espera de seus representantes é o respeito à pluralidade de opiniões e visões. Mas, infelizmente, o olhar da população sobre o Parlamento não é dos melhores. E esse estado de coisa só vai mudar a partir do sincero reconhecimento de que essa situação é real, verdadeira, que acontece”, destaca.

 

De acordo com o analista de dados do Instituto Badra, uma prova disso é o fato de apenas 64,6% dos eleitores aptos a votar, em 2024, terem atribuído voto a algum concorrente, ou seja, mais de 1/3 dos eleitores decidiu não votar em um candidato a vereador. “Sem contar que 47,3% dos entrevistados foram taxativos em afirmar ‘nenhum deles’, ou seja, que nenhum dos atuais parlamentares teve bom desempenho nesses 100 primeiros dias de mandato. A pesquisa apenas jogou luz a esse cenário que, aliás, já foi pior. Por certo, o esforço conjunto do Legislativo santista, ao longo dos últimos tempos, já vem mudando esse cenário e o papel do vereador sendo cada vez mais valorizado”, finaliza. 

 

O OUTRO LADO
Tanto o Instituto Badra como o Portal BS9 tentaram, nos últimos dias, contato com a assessoria da vereadora Claudia Alonso e com a própria parlamentar. Não houve resposta ou retorno até as 13 horas desta quinta-feira, dia 24. Abaixo, na íntegra, o texto do questionamento inicial formulado pela assessoria da vereadora e a pronta resposta-esclarecimento dada pela Badra.

 

“A ideia nem era dar publicidade ao tema. Avaliamos se faria ou não sentido publicar essa matéria. Mas a declaração da vereadora foi em um equipamento público, com a sessão sendo transmitida em tempo real. Envolveu o dinheiro do contribuinte. Nada menos do que 19 vereadores foram citados, o que é relevante, e o trabalho desses parlamentares também precisa ser respeitado. Mais do que isso: a fala da população precisa ser respeitada e valorizada para além de interesses pessoais ou vaidade”, ressalta Juvenal.

 

A mensagem da assessoria da vereadora:
Prezados (as). Saudações!
Por meio deste, venho gentilmente solicitar o envio do arquivo integral com os critérios e métodos de amostragem da Pesquisa de Avaliação dos Vereadores de Santos, divulgada no dia 16 de abril de 2025.
O motivo deste pedido se deve a tentarmos entender a ausência do nome da Vereadora Claudia Alonso na referida pesquisa. A parlamentar em questão completou 100 dias de mandato no último dia 15 de abril de 2025, tendo diversas proposituras apresentadas e demais trabalhos legislativos efetuados.
Temos um trabalho que anda lado a lado com a população, em especial às pessoas com deficiência e síndromes. Estamos recebendo alguns questionamentos e precisamos responder com base no que houve para o nome da vereadora não estar nas opções de escolha na amostragem.
Estaremos aguardando um retorno do Instituto mediante ao nosso pleito.
Cordialmente,

Manuel Neto - Assessor de Imprensa
Gabinete Vereadora Claudia Alonso - Podemos
13. 3211 4130

 

A resposta do Instituto Badra:
Caro Manuel, bom dia!
É com a devida atenção que registramos o recebimento, e leitura, da mensagem encaminhada. O caderno de pesquisa, de cada uma das nove cidades, o que inclui Santos, estará disponível nos próximos dias no site da Badra, mas antecipamos o envio para você por aqui.
Especificamente em relação à pergunta que avalia do desempenho dos vereadores nesses 100 primeiros dias de mandato, cumpre lembrar que se trata de resposta espontânea, ou seja, os respondentes puxam da memória o nome daquele que avaliam ter melhor desempenho. Não há qualquer estímulo, seja verbal ou material, como a apresentação de disco de nomes.
Não distante disso, importante destacar que em geral metade dos eleitores acabam por responder nenhum, e isso historicamente, o que demonstra o quão está em jogo a questão da representatividade parlamentar ou do cidadão se sentir representado. Em levantamento recente, 63% da população santista afirmou não lembrar mais em quem votou para vereador na eleição de outubro, próxima passado. E só faz seis meses.
Seguimos à disposição, atenciosamente,

Instituto Badra
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OS MELHORES

Caio França e Paulo Alexandre são apontados como os deputados com melhor desempenho em seus mandatos

AVISO DE PAUTA

1º de maio: Você está feliz com o seu trabalho?

BEM AVALIADO

Rogério Santos segue com aprovação em alta: 66,5% dos santistas aprovam sua forma de governar

2
Entre em nosso grupo