RETROSPECTIVA
Ao longo do ano, várias pesquisas foram efetuadas, em destaque, as feitas na Capital de São Paulo e nas cidades da Baixada Santista
Robson de Castro
18/12/2024 - quarta às 18h50
O Instituto Badra, que está há 30 anos no mercado de levantamentos estatísticos, consolida o ano de 2024 com mais de 85% de acerto nos levantamentos realizados nas cidades do Sudeste. Em especial, a Badra acertou com pouca variação dentro da margem de erro a eleição da Cidade de São Paulo, onde o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) garantiu mais um mandato com 29,4% dos votos. A Badra apontou, por meio de pesquisa, que Nunes teria 30,7%, uma diferença de 1,3%.
A Badra, em 2024, levou equipes de pesquisadores e supervisores para dezenas de cidades do Sudeste. Nas pesquisas mais recentes, próximas ao dia de votação, a Badra apontou que Rogério Santos (Republicanos), prefeito da cidade de Santos, conseguiria a reeleição com 45,7%. Nas urnas, o gestor público conquistou 43,2% dos votos. Uma diferença de 2,5%, novamente, dentro da margem de erro.
Nas demais cidades da Baixada Santista, o instituto de pesquisas também mostrou a realidade da voz do eleitorado, apontando a vitória do atual deputado federal Alberto Mourão (MDB), que obteve 64,6% dos votos. Em São Vicente, a primeira cidade do Brasil, o prefeito Kayo Amado (Pode) foi reeleito, obtendo 87,6% dos votos. Em ambos os casos, os candidatos foram eleitos em primeiro turno. A Badra indicou que Mourão teria 62,2%, uma diferença de 2,4% entre o resultado das urnas. Já Amado, teria 79,8%, segundo a Badra, onde a diferença foi de 7,8% entre o resultado dos votos.
Nas demais cidades da Baixada Santista, a Badra indicou que o candidato Felipe Bernardo (PSD), em Peruíbe, teria 35,7% (obteve 35,4% nas urnas, diferença de 0,3%); Paulinho (PP), em Mongaguá, teria 45,9% conforme levantamento da Badra (teve 42,4% dos votos); César Nascimento (PSD), em Cubatão, era prevista a vitória com 39,7% (recebeu 40,4% dos votos); no Guarujá, a Pérola do Atlântico elegeu Farid Madi (Pode) com 42,5%, onde a Badra indicou a vitória do ex-prefeito com 45,6%. Em Bertioga, a Badra registrou que o candidato Marcelo Vilares teria 58,5%, onde, nas urnas, conquistou 68,4%.
Alan Alvarenga, coordenador técnico administrativo da Badra, detalha que esse resultado se efetivou pelo empenho de todas as equipes envolvidas, desde o planejamento, elaboração do questionário, pesquisadores e supervisores, logística, estatística e jurídico. "Foi um ano muito intenso, de muito trabalho e nosso time, mais uma vez, foi para o trabalho em campo para dar voz aos eleitores, mostrando o que cada cidadão pensa sobre seu cotidiano e as esperanças de novos resultados através da força do voto".
Deixe a sua opinião
ver todos