GANHANDO FORÇA
Eleito, em outubro de 2024, com 35,5% dos votos válidos, sua forma de governar vai caindo no gosto dos peruibenses
Da Redação
15/04/2025 - terça às 13h00
Ele disputou, no ano passado, a eleição mais apertada de toda a Região Metropolitana da Baixada Santista que se tem notícia. Exatos 81 votos lhe garantiram a chefia do Executivo de Peruíbe para o mandato 2025-2028. Agora, passados os 100 primeiros dias de seu governo, Felipe Bernardo (PSD) vê crescer sua aceitação popular.
Os números da mais recente pesquisa Badra de opinião, realizada no último sábado, dia 12, em diversos pontos de fluxo da cidade, revelam que ele é aprovado por 51,4% do eleitorado local, contra uma reprovação de 32,3%. Outros 16,3% dos entrevistados disseram não saber avaliar.
“É um crescimento importante se comparado com o resultado da eleição. A cidade saiu do pleito pra lá de dividida e, hoje, Felipe Bernardo já compôs um cenário de maior aceitação. O desafio é manter essa tendência de crescimento”, explica Maurício Juvenal, analista de dados da Badra Comunicação.
Na avaliação por conceito, a atual Administração Municipal é considerada ótima e boa por 35,5% dos moradores eleitores. Regular por outros 35,8% e ruim e péssima por 20,1%, enquanto 8,8% não souberam dizer. O alto índice de “regular” tem um viés, no entanto, de aprovação, já que a soma de ótimo e bom é superior à de ruim e péssimo.
Saúde, segurança e zeladoria são áreas apontadas pelos entrevistados como as que devem merecer a melhor atenção do prefeito, sobretudo Saúde, onde quatro em cada dez moradores pedem melhorias. Em outra pergunta formulada pelo Instituto Badra vem a confirmação: nada menos do que 51,3% dos entrevistados entendem que a área é a que requer solução prioritária da Prefeitura.
Do total de entrevistados, 36% afirmaram lembrar que votaram em Felipe Bernardo na eleição do ano passado. Desses, 71,3% disseram não ter se arrependido do voto e outros 26% afirmaram que sim, que se arrependeram.
De acordo com o analista da Badra, com base nesses números, os próximos seis meses são vitais para a gestão consolide sua real imagem junto ao eleitorado. “Fica claro que ao mesmo tempo em que avança em aceitação sobre eleitores que não havia dado do seu voto a ele, Felipe frustra pequena parte do seu próprio eleitorado, muito por conta do fato de que governar é fazer escolhas, algumas que agradam a tantos e desagradam a outros tantos”, destaca Juvenal.
NA CÂMARA DE VEREADORES
Com parte dos vereadores eleitos afastados para cargos no Executivo, o clima de renovação no Legislativo de Peruíbe vai revelando, aos poucos, destaques da atual legislatura. Segundo melhor no pleito do ano passado, apenas 10 votos atrás do primeiro colocado, o vereador Cristen Na Mira aparece, na pesquisa, como o mais bem avaliado pela população. Ele é o preferido de 17,7% dos entrevistados, num desempenho pra lá de elogiável, tal a grandeza do índice.
A PESQUISA
O levantamento realizado pela Badra ouviu 1.060 moradores-eleitores de Peruíbe no sábado, dia 12. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A amostra, em termos de perfil, segue a proporção de eleitores presentes no universo (total de eleitores do município) para as variáveis gênero, faixa etária, renda e escolaridade, com a aplicação de fator de ponderação para as duas últimas variáveis, quando necessário. A técnica de pesquisa é a não probabilística por cotas. Em agosto, o instituto realizará nova rodada, assim como em dezembro. A ideia é compor uma curva tendência para cada um dos nove municípios da Baixada, bem como promover a avaliação continuada dos serviços públicos.
Deixe a sua opinião
ver todos