BOM COMEÇO
Depois de uma vitória eleitoral apertada em outubro de 2024, prefeito vai aos poucos ampliando sua base de apoio popular
da Redação
10/04/2025 - quinta às 13h00
Nos 76 anos de emancipação político-administrativa de Cubatão, completados ontem, dia 9, o atual chefe do Executivo local, Cesar Nascimento (PSD), tem um motivo a mais para comemorar: sua forma de governar é aprovada por 67,2% dos moradores-eleitores, percentual 27 pontos maior que o obtido por ele na eleição do ano passado.
Isso é o que revela a mais recente pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Badra e que ouviu 1.060 moradores, nos dias 8 e 9 de abril. O levantamento faz parte de uma rodada de pesquisas, intitulada 100 Dias de Governo. O percentual dos que desaprovam sua gestão é de 18,5% e outros 14,3% não souberam avaliar.
Na avaliação conceitual se repete o bom desempenho da gestão Cesar. Por 13,9% dos cubatenses ela é avaliada como ótima, enquanto 34,0% a classifica como boa. Somados os percentuais, chega perto da casa dos 50%. Já a soma de ruim e péssima resulta em 10,6% e 32,1% a consideram apenas regular. Não souberam responder totaliza 9,4%.
“O atual prefeito parece ir superando, muito rapidamente, a desconfiança de parte do eleitorado que, no passado, optou por outros nomes na disputa pela Prefeitura. Do ponto de vista da gestão pública isso é ótimo, pois deixando a disputa eleitoral para trás, Cubatão se une no objetivo maior que é o de ter uma cidade cada vez melhor de se viver”, argumenta Maurício Juvenal, analista de dados do instituto.
PREPARADO PARA GOVERNAR
No viés do apontado pelo especialista, um outro dado da pesquisa revela que para 65,5% dos entrevistados Cesar Nascimento é um político visto como alguém preparado para governar Cubatão. Na outra ponta, 21,5% não identificam nele esse preparo e exatos 13,0% não souberam responder à questão.
O conjunto de pergunta proposto aos entrevistados dava conta ainda de duas perguntas que podem ser classificadas, no mínimo, como interessantes: a lembrança do voto em 2024 e, entre aqueles que responderam Cesar Nascimento, se se arrependeram ou não.
Do total, 57,3% dos entrevistados disseram ter votado em Cesar Nascimento (mas ele foi eleito com apenas 40,47% dos votos válidos). Destes, 93,0% afirmam não ter se arrependido, enquanto 6,5% dizem que sim, que se arrependeram. Outros 0,5% não souberam responder ao questionamento.
Saúde aparece como o maior ponto de preocupação entre os moradores e 41,3% enxergam a área como a de pior desempenho na atual gestão. Em outra pergunta com sentido semelhante, ou seja, qual problema o cidadão de Cubatão gostaria de ver solucionado de forma prioritária pela atual Administração Municipal, Saúde volta a aparecer com 55,3% das menções.
DÁ-LHE TOPETE
Pelos lados da Câmara Municipal, o vereador Alexandre Mendes da Silva, o Topete, aparece como aquele com melhor desempenho à frente de seu mandato legislativo. Ele foi citado por 10,9% dos entrevistados, ou seja, 1 em cada 10 eleitores da Cidade.
A segunda melhor pontuação foi obtida pelo vereador José Alan dos Santos Gomes, mais conhecido por Batoré, preferido de 6,9% dos ouvidos.
A PESQUISA
O levantamento realizado pela Badra ouviu 1.060 moradores-eleitores de Cubatão na terça e quarta-feira, dias 8 e 9. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A amostra, em termos de perfil, segue a proporção de eleitores presentes no universo (total de eleitores do município) para as variáveis gênero, faixa etária, renda e escolaridade, com a aplicação de fator de ponderação para as duas últimas variáveis, quando necessário. A técnica de pesquisa é a não probabilística por cotas.
Deixe a sua opinião
ver todos