Segunda, 28 de Abril de 2025

DólarR$ 5,69

EuroR$ 6,47

Santos

22ºC

SAÚDE

26 de abril: Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Segundo o Ministério da Saúde, a população brasileira consome, em média, 12g de sal/dia, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Guia Alimentar do Ministério da Saúde é de 5g de sal/dia

da Redação BS9 - Victor Persico

26/04/2023 - quarta às 15h57

"É uma doença que afeta os vasos sanguíneos do corpo inteiro, causando dano ao rim, coração, cérebro, retina, diversos outros orgãos...." - Freepik

A hipertensão arterial, popularmente chamada de pressão alta, atinge 35% da população brasileira. Contudo, metade dos pacientes não sabem que tem a doença, simplesmente por não apresentar sintomas, ou trazer sinais. Geralmente, levam-se anos para a pessoa descobrir o problema, e muitas vezes só quando algo grave acontece.

Segundo o Dr. Fabrício Henrique, cardiologista do Cebrom Oncoclínicas, "a hipertensão é caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias. É uma doença crônica; e essa elevação da pressão arterial nas artérias deve ser sustentada para que tenhamos este diagnóstico de hipertensão arterial, mantendo acima de 140/90mm de mercúrio".

Causas

A principal causa da hipertensão é idiopática, sem uma causa conhecida. Normalmente é causada por fatores hereditários, principalmente quando você tem parentes de 1º grau hipertensos. Assim, tem mais chances de grandes possibilidades de vir a ser hipertenso. "95% dos pacientes possuem este tipo de hipertensão arterial primária, ou idiopática, onde está envolvido esta questão genética. A outra causa seria alterações de funções renais, que intereferem na pressão arterial, doenças como feumocrocitoma, que é a produção exarcebada de taquecolaminas. Essas taquecolaminas causam esse aumento da frequência cardíaca. São causas secundárias, mas menos comuns", explica o médico.

"Há fatores de risco que aumentam também que é o consumo excessivo de sódio, estresse, ansiedade, e de maneira precoce, o que vale lembrar".

Segundo o Ministério da Saúde, a população brasileira consome, em média, 12g de sal/dia, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Guia Alimentar do Ministério da Saúde é de 5g de sal/dia, ou o equivalente a uma colher de chá. Esta porção corresponde a aproximadamente 2 gramas de sódio.

"Tem que evitar o consumo excessivo de sódio, que está ligado ao aumento da pressão, principalmente quando excede 5 gramas por dia, por pessoa. O ideal é reduzir o consumo de sódio. Quando se faz o uso excessivo de carboidratos você aumenta o seu peso, o que aumenta as chances de hipertensão. Principalmente se há familiares com o quadro. Cuidado com o ganho de peso", diz Dr. Fabrício

Como age

"É uma doença que afeta os vasos sanguíneos do corpo inteiro, causando dano ao rim, coração, cérebro, retina, diversos outros orgãos. Qualquer artéria pode sofrer com o aumento da pressão arterial. Aumenta também as chances de doenças como asteroclerose, infarto do miocárdio, AVC, nefroesclerose hipertensiva que afeta a função renal e pode conduzir a pessoa para uma hemodiálise, causa danos à retina, causando cegueira parcial ou total. Ela causa uma enormidade de complicações e comorbidades associadas à hipertensão".

A hipertensão não tem sintomas. Muitas vezes é diagnosticado em pacientes assintomáticos. "A cefaléia pulsático, alterações cardiovasculares, se ela estiver dando uma isquemia pode acabar causando danos á aorta. Depende doque a hipertensão causou como lesão, ou o que ela tá causando como dano. Tem muito paciente que já está com perda de funções renais. Muitos não tem sintomas e quando é diagnosticada já estão em situações avançadas, com orgãos com danos irreversíveis. É preocupante paciente esperar dar um sintoma para se cuidar. O ideal é tratar hipertensão por avaliações periódicas, com médicos cardiologistas, assim se evita os danos aos orgãos", finaliza. 

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HABITAÇÃO

Minha Casa, Minha Vida: classe média pode contratar a partir de maio

JUSTIÇA

Gilmar recua e julgamento de Collor será retomado segunda-feira

SAÚDE

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

2
Entre em nosso grupo