TECNOLOGIA
Após a implementação de novas ferramentas o aplicativo de inteligência artificial registrou números incríveis de acessos
Pedro Juvenal
03/04/2025 - quinta às 21h00
No início dessa semana, dia 31, o aplicativo ChatGPT registrou um ganho de um milhão de usuários em apenas 60 minutos. A notícia surpreendente foi relevada ao público por Sam Altman, CEO da Open AI, empresa responsável pelo aplicativo. Com a chegada da última atualização na plataforma, os usuários agora são capazes de transformar qualquer imagem em diferentes estilos de animação. Essa possibilidade criou uma moda nas redes sociais, onde os usuários convertem suas próprias fotos em desenhos realistas.
Dentre as diversas opções de transformação, a que ficou mais famosa e chamou a atenção dos usuários foi a do estúdio de animação Studio Ghibli. Porém, com a popularização da ferramenta, muitos artistas começaram a expressar sua insatisfação com a tecnologia, alegando que a mesma estaria roubando o trabalho de outros artistas e que o uso da ferramenta incentiva a troca de pessoas por maquinas dentro do meio criativo.
Um dos principais argumentos daqueles que são contra o uso dessas imagens, é que o cofundador do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, expressou em 2016 sua opinião a respeito das artes feitas por inteligências artificiais e as categorizou como “um insulto à própria vida” e disse estar “enojado” em relação a esse tipo de criação.
Apesar da polêmica, as imagens continuam sendo criadas e compartilhadas nas redes, e mesmo com mudanças no aplicativo para evitar as cópias de estilo, os usuários seguem conseguindo criar imagens “inspiradas” no estilo de desenho.
Deixe a sua opinião
ver todos