Quinta, 27 de Fevereiro de 2025

DólarR$ 5,82

EuroR$ 6,05

Santos

29ºC

SAÚDE

Anvisa proíbe 47 pomadas para cabelo

Produtos utilizados para moldar ou fixar cabelo não estavam de acordo com a resolução que estabelece parâmetros de uso seguro para a saúde

Robson de Castro

27/02/2025 - quinta às 10h40

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou na segunda-feira (24) 47 pomadas para fixar ou moldar cabelo.

 

De acordo com a Agência as 47 pomadas não estavam sendo produzidas de acordo com a RDC 814/2023 que regulamenta esta classe de produto. A norma foi estabelecida após a ANVISA receber centenas de notificações de cegueira temporária, inchaço nas pálpebras, lacrimejamento, vermelhidão, dor nos olhos, alergia e cefaleia após a aplicação de diferentes marcas que na época levou à proibição no País de todas as marcas de pomada para cabelo no País.

 

Quem pretende moldar o cabelo deve checar aquias pomadas autorizadas e seguras para a saúde. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor executivo do Instituto Penido Burnier, não vale a pena arriscar. Pomadas não autorizadas podem causar perda definitiva da visão. Ocorreram muitas em 2023.

 

O oftalmologista conta em 2023 chegou a a atender uma paciente que chegou ao consultório com dor intensa quando a pomada penetrou no olho durante o banho. Outros sintomas são cegueira temporária, inchaço nas pálpebras, lacrimejamento, vermelhidão, alergia e dor de cabeça, . Por sorte, comenta, buscou por atendimento imediato. Quando chegou ao consultório estava com a visão bastante embaçada, embora a lesão na córnea tenha sido superficial. "Fizemos uma higienização completa e após o uso de colírios por cinco dias estava completamente recuperada. "Nem todas as mulheres têm a mesma sorte", ressalta. O contato do propilenoglicol com a córnea pode causar abrasão superficial, mas também provocar cegueira temporária e até perda definitiva da visão, principalmente se o atendimento médico não for imediato.

 

 

Prevenção

Queiroz Neto afirma que os cuidados a serem seguidos para quem aplicou no cabelo uma das pomadas proibidas pela ANVISA antes do produto ser interditado são:

  • Evite sair a pé em dias de chuva.
  • Não tome banhos de piscina ou mar enquanto estiver com a pomada no cabelo.
  • Lave o cabelo para retirar o produto em um salão, ou em casa com a cabeça inclinada para traz, tomando todo cuidado para não respingar uma gota no olho.

 

Como proceder caso a pomada penetre no olho

Caso o produto penetre no olho Queiroz Neto recomenta lavar abundantemente com água e aplicar compressas feitas com água fria e gaze. Não desaparecendo o desconforto, comenta, consulte um oftalmologista de sua confiança imediatamente para passar por avaliação e higienização profissional do olho. Não espere por melhora espontânea. O especialista ressalta que lesões mais graves na córnea precisam de acompanhamento oftalmológico e prescrição de colírios que variam de acordo com a gravidade de cada caso. "Quanto mais rápido é o atendimento menores são as chances da lesão na córnea ser permanente", finaliza.

 

Pomadas proibidas pela ANVISA

  • Pomada Efeito Seco Hair On
  • Forza Pomada Modeladora e Finalizadora Jan Rosê
  • Pomada Líquida Grooming Tuning Nohraan
  • Pomada Modeladora Matte L2k
  • Pomada Matte; Pomada Téia Hair On
  • Pomada Cera Para Cabelo Nohraan
  • Pomada Matte Masculina
  • Pomada Efeito Água Saada
  • Pomada Matte Saada
  • Pomada Matte Uni Cosmetica
  • Pomada 6 Cilindros.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

PREVENÇÃO

Caravana da Saúde percorre 16 estados para reforçar controle da dengue

OBRAS PÚBLICAS

Abertas inscrições para propostas da etapa 2025 do Novo PAC Seleções

CULTURA

Governo Federal lança Rouanet da Juventude para impulsionar produção cultural de jovens

2
Entre em nosso grupo